20 de março de 2024

Congresso AvAg 2024: live marca abertura de inscrições

Evento via web deu um panorama atual dos preparativos e das expectativas, além de uma pincelada na programação de agosto, no Mato Grosso, revelando também o tema desta edição: Tecnologia que gera sustentabilidade

Uma live promovida pelo Sindag na noite desta quarta-feira (20) marcou a abertura das inscrições para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2024. A transmissão foi pelo canal do sindicato aeroagrícola no YouTube (confira o vídeo no final do texto) e teve ainda o anúncio do tema do evento para este ano: Tecnologia que gera sustentabilidade. Além de outras novidades para a edição 2024 do principal evento aeroagrícola do país (e um dos maiores do mundo), que será de 20 a 22 de agosto, no Aeroporto de Santo Antônio do Leverger – a cerca de 30 quilômetros de Cuiabá.

PROCURA: faltando pouco mais de 150 dias para seu início, evento já tem 80% de espaços reservados na mostra de tecnologias…

A transmissão foi conduzida pela coordenadora administrativa do Congresso, Marília Luíze Schüler, e teve a participação do diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, além da coordenadora operacional do evento, Janete Lima.  As inscrições já podem ser feitas via site do evento (congressoavag.org.br) e são gratuitas. Porém, para se cadastrar é preciso ter um código-convite que pode ser solicitado junto ao Sindag, com o Ibravag ou com qualquer um dos expositores do evento (confira no site).

Sobre isso, aliás, uma dica: durante o encontro via web, a coordenadora Marília divulgou o primeiro código, que ainda está valendo. Confira (ou reveja) no final do texto como foi a live.

A live teve ainda  gerente financeiro da fabricante norte-americana de aviões agrícolas Air Tractor, Phil Jeske , falando diretamente da cidade de Olney, no Estado do Texas, Além do diretor da empresa para o Brasil, Maurício Melro (que falou a partir de Portugal). A live contou ainda com a diretora financeira da CSA – Centro de Serviços Aeronáuticos, de Goiânia, Katia Assunção, e o gerente comercial da empresa, Leonardo Correa da Silva. Lembrando quer Air Tractor e CSA são as duas patrocinadoras Prata do Congresso AvAg.

…que ocorrerá no aeroporto de Santo Antônio do Leverger…

Expectativas e novidades

Durante as apresentações via web, os representantes do Sindag  deixaram claro as grandes expectativas para o Congresso AvAg do MT, que terá inclusive abrangência internacional. Isso pelo fato de abrangerá também o Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola, segundo o revezamento anual entre a entidade brasileira, Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa) e a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca). Para completar, a programação representa a volta do evento ao Centro-Oeste do País depois de 11 anos com edições no Sul, Sudeste e Nordeste.

Os internautas ainda puderam participar nesta quarta do sorteio de prêmios e tiveram, em primeira mão, um visual de como está sendo estruturado o evento para agosto – que já tem 80% de seus espaços comercializados para a mostra de tecnologia, equipamentos e serviços. Com uma espiadinha também em como será a movimentação nos hangares e estandes externos do aeroporto de Leverger.

…com uma prévia ainda da programação

Destacando a novidade da feira funcionando este ano das 14 às 21 horas. Porém, com atividades paralelas ainda antes do evento e alguns dos seis minicursos do Congresso tendo encontros na parte da manhã.

A agenda pré-feira do Congresso AvAg, na segunda-feira 19 de agosto, será com uma Clínica de Aeronaves para aviões e drones. Abrangendo paralelamente o encontro com a imprensa (para dar uma mostra aos jornalistas dos personagens e de tudo o que poderá ser visto nos três dias seguintes). Lembrando ainda os cursos de atualização de pilotos agrícolas (de aeronaves convencionais) e de operadores de drones – que também começam na véspera e terminam na manhã do primeiro dia de Congresso.

Já os minicursos este ano será sobre Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade; Boas práticas de mis

tura de agrotóxicos; Comunicação positiva – impacto nos negócios e na imagem do setor; Segurança de voo; Questões jurídicas e legais da atividade e Saúde  física e mental dos colaboradores das empresas. A reserva de vaga para cada tema é feita já na inscrição para o Congresso AvAg.

Nas inscrições para os minicursos, será pedida uma contribuição de 20 reais de cada aluno – recurso que será integralmente destinado aos projetos do Instituto Asas da Esperança (que atua com foco nas crianças e impulsionando famílias em vulnerabilidade social). Aliás, a presidente de fundadora do Instituto Asas da Esperança, Grazi Ferreira, também participou da live. Falando justamente sobre o trabalho da entidade e a parceria com o Congresso AvAg, que vem desde 2019.

Confira abaixo, na íntegra, como foi a live: