15 de junho de 2022

Congresso AvAg divulga mapa de seus espaços de mostra e debate

Expositores que ainda não reservaram estandes precisam correr para garantir participação e pavilhão ganhou arenas de debate e de demonstração de drones, além de espaços homenageando pioneiros     

A apenas 33 dias para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2022 – que irá de 19 a 21 de julho, em Sertãozinho/SP – o principal encontro do setor no País apresenta nesta quarta-feira (15) o mapa de sua mostra de tecnologias, equipamentos e serviços, que irá ocorrer nos 12 mil metros quadrados do Centro de Eventos Zanini. O espaço receberá também palestras e debates em uma arena totalmente reconfigurada. Ali serão abordados temas como cenários para o desenvolvimento, perspectivas para o mercado aeroagrícola, novidades tecnológicas e segurança operacional.

Destaque também para a apresentação do programa Boas Prática Aeroagrícolas (BPA), a parceria entre o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), com apoio do Sindag, para melhoria dos processos administrativos, aprimoramento da segurança operacional e busca de novas tecnologias para o setor.  Com apoio do Sindag, a proposta é levar aos profissionais do setor os conceitos de eficiência, governança e sustentabilidade.

A mostra interna também precisou ter ampliada sua área para as aeronaves remotas – que ganharam o Centro de Negócios de Drones (para seus estandes), além de um espaço interno para demonstrações dos aparelhos. O que já sinaliza os equipamentos remotos entre as grandes vedetes do evento. Falando em destaques, o Congresso AvAg volta a ter este ano avião dentro da feira, além da mostra de aeronaves agrícolas e demonstração voos agrícolas na parte externa do pavilhão.

 

Confira o mapa dos estandes e áreas de serviços nos 12 mil metros quadrados pavilhão do Congresso AvAg 2022, com a arena de apresentações reconfigurada, os espaços da mostra das demonstrações de drones e as homenagens aos pioneiros do setor…

…que funcionarão nos 12 mil metros quadrados do Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho

OPORTUNIDADES

Aliás, com poucos espaços ainda disponíveis para estandes, expositores que ainda não garantiram sua presença na mostra precisam correr. Conforme o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, a expectativa para essa volta ao presencial do Congresso AvAg não é nada menos do que o maior evento aeroagrícola já realizado no País. “A cidade abraçou nosso Congresso, os expositores estão ansiosos por ele e os patrocinadores têm grandes expectativas quanto ao evento”, assinala.  

Entre as novidades para 2022, o Sindag anunciou a Competição de Mecânicos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e o novo Espaço Kids, a cargo este ano do Instituto Asas da Esperança (Iaesp). Sem falar na competição de pesquisas do Congresso Científico da Aviação Agrícola, que tem este ano a participação de 10 trabalhos inscritos.

A vitrine do encontro aeroagrícola também está gerando grande expectativa junto à comunidade sertanezina, que já havia sido anfitriã da última edição presencial do evento, em 2019 (antes das restrições impostas pela pandemia da Covid-19). Com isso, volta também a visitação de escolas do município (especialmente de ensino técnico) ao Congresso AvAg, o mesmo valendo para a participação de instituições locais na feira e a presença de estudantes auxiliando a organização do evento.

ESTANDES: mostra de equipamentos e tecnologias estará ainda maior este ano…

Homenagens no jubileu de diamante

Dentro da programação, a volta à normalidade está sendo festejada pelo Congresso AvAg com o tema Novos tempos. Mas também celebrando o passado, já que esta edição marca ainda as comemorações dos 75 anos da aviação agrícola Brasileira. Daí, além das homenagens previstas na programação, os principais espaços do evento foram renomeados em reverência aos pioneiros do setor no País. 

Assim, a arena principal de palestras e debates leva o nome de Clóvis Gularte Candiota, o patrono do setor aeroagrícola brasileiro. Relembrando o primeiro piloto agrícola e um dos primeiros empresários aeroagrícolas agrícolas do País, junto com o engenheiro agrônomo Leôncio de Andrade Fontelles. Protagonistas da primeira operação de aviação agrícola no Brasil, na tarde de 19 de agosto de 1949, no combate a uma nuvem de gafanhotos na cidade de Pelotas/RS.

Fontelles, aliás, no Congresso AvAg empresa seu nome ao auditório de apresentações técnicas e produtos. Ele que naquele dia há 75 anos voou com Candiota operando o equipamento encomendado por eles de um funileiro local e acoplado ao biplano Muniz M-9 do aeroclube da cidade. Foi do engenheiro agrônomo a iniciativa da operação, a partir de informações de como eram feitas missões semelhantes em outros países. 

Já a primeira brasileira a pilotar em uma operação agrícola é lembrada na Praça Ada Leda Rogato, dentro do espaço da feira. A paulista teve sua primeira missão aeroagrícola em pleno sábado de carnaval (mostrando que, desde sempre, o agro não para), no dia 7 de fevereiro de 1948. Menos de seis meses depois do voo de Candiota e Fontelles e, desta vez, para combater a broca-do-café em cafezais entre os municípios paulistas de Gália, Garça, Marília e Cafelândia. Na ocasião, ela pilotou um CAP-4 Paulistinha, de 65 hp, a serviço do Instituto Brasileiro do Café (IBC).

… e público poderá conferir novamente as demonstrações de aeronaves, agora também potencializadas com a presença de drones

Inscrições gratuitas e 
obrigatórias para acessar o evento

É importante lembrar que quem quiser visitar o Congresso AvAg deve se inscrever no site do evento (congressoavag.org.br). Conforme a coordenadora administrativa do Sindag, Marília Luíze Schüler, as inscrições são gratuitas, mas indispensáveis para quem quiser participar do Congresso. “A partir delas é que os visitantes receberão seus crachás para acessarem a área evento”, explica Marília.

Ela lembra ainda que o ideal é que as pessoas se inscrevam antecipadamente, para agilizar a entrega dos crachás e o fluxo na entrada do pavilhão. Além disso, no site do evento (janela Fornecedores Oficiais), também é possível acessar a agência de viagens e os hotéis oficiais do Congresso AvAg.  O site do evento também traz informações sobre a programação, Congresso Científico e a Competição de Mecânicos.

AGÊNCIA OFICIAL – Quem não providenciou sua reserva em hotel e as passagens para participar do Congresso AvAg em Sertãozinho pode contar com agência oficial do evento. A Big Dream Viagens atende pelo telefone (54) 99266- 0008, ou pelo atendimento@bigdream.com.br . Trata-se de uma ajuda importante, ainda mais nesta reta final para o Congresso, quando se busca os melhores voos e as melhores vagas remanescentes (em qualidade e preço) nos hotéis da cidade e da região.

Comments

wonderful comments!