24 de julho de 2021

Congresso AvAg supera expectativas e sobe a régua para 2022

Evento web terminou festejado por organizadores, patrocinadores e participantes, mostrando que a provável volta do presencial no ano que vem terá horizontes expandidos pela tecnologia

Tendo atingido a marca de 4 mil acessos únicos em seu site e contabilizando 50 salas virtuais funcionando em três dias, com mais de 100 palestras e debates, o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2021 chegou ao final na quinta-feira (22) superando expectativas e rompendo barreiras. O evento teve ainda as mostras de 67 expositores na plataforma via web especialmente preparada para a programação. O balanço foi anunciado (e festejado) pelo presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, na solenidade de encerramento da programação, ocorrida a partir das 17 horas.

“Pelo segundo ano (devido à pandemia da Covd-19) tivemos o Congresso no meio digital. Porém, completamente reconfigurado com uma nova plataforma virtual e participação simultânea de palestrantes dos Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Brasil – todos falando a partir de seus países”, assinalou Magalhães. Com tudo isso, o evento também agigantou as expectativas com a volta do congresso presencial, anunciada para ocorrer em Sertãozinho, no Interior Paulista. Exatamente onde o evento havia tido seu maior público presencial da história em 2019 – e se tornou, em muitos aspectos, o maior evento mundial do setor.

“Com certeza vamos ter uma mescla do presencial e do virtual. Mas ainda vamos estudar como isso será feito dentro da programação”, ressaltou o presidente. Na prática, o que já se sabe é que, mesmo com 2022 sendo uma volta ao presencial, o Congresso AvAg nunca mais terá fronteiras físicas.

DATAS E DEBATES INTERNACIONAIS

No retrospecto da programação de agora, Magalhães também lembrou os 30 anos do Sindag, festejados no último dia 19 – com um programa especial no Canal Rural. Além do Centenário da aviação agrícola no mundo e seus 74 anos de Brasil, cujas datas são comemoradas, respectivamente, nos dias 3 e 19 de agosto. O dirigente brasileiro ainda destacou a excelente participação dos presidentes, diretores e outras lideranças das coirmãs do Mercosul.

Isso porque o evento deste ano abrangeu ainda o XXIX Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola, reunindo também a Federação Argentina das Câmaras Agroaéreas (Fearca) e Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa). Neste caso, com o encontro de 2022 programado para ocorrer na Argentina.

PATROCINADORES

A fala de encerramento do presidente do Sindag também teve um agradecimento especial a todos os patrocinadores do Congresso, que ele citou nominalmente. Na categoria Silver: Air Tractor e CSA – Centro de Serviços Aeronáuticos. Na categoria Bronze: BR Aviation, Pratt & Whitney e Sebrae. E, entre os demais patrocinadores, Avanti, Basf, Petroserv Syngenta, Travicar, Turbine Conversions e Zanoni Equipamentos. Além de um agradecimento também aos expositores que apostaram no novo formato do Congresso.

Pela Air Tractor e falando diretamente de Olney, Texas, o presidente da empresa, Jim Hirsch, agradeceu a dedicação da equipe do Sindag para fazer o evento acontecer. “Também somos gratos pela oportunidade de participar e esperamos que todos que assistiram às nossas palestras desta semana tenham apreciado e tirado proveito de seu conteúdo”, destacou o executivo norte-americano. Ele também ressaltou que a Air Tractor (maior fabricante mundial de aviões agrícolas) segue mantendo foco importante no Brasil. E deve continuar assim por muito tempo, “com aviões à disposição para ajudar a agricultura local”.

Já o diretor técnico da CSA, Geraldo Azevedo, destacou que o congresso virtual “foi um aprendizado muito bom.” O representante da patrocinadora destacou a boa participação do público “tanto nas palestras quanto dos sorteios” realizados no palco virtual colocado à disposição da empresa. Esse foi nosso quinto ano consecutivo no evento e, no ano que vem, com certeza estaremos juntos novamente.”

EXPOSITORES

A coordenadora de Eventos do Sindag – que comandou a cerimônia e o andamento do Congresso AvAg – aproveitou para destacar também a participação dos expositores, muitos deles presenças de longa data nos eventos do Congresso. Ela lembrou o 30º aniversário do sindicato aeroagrícola, no início da semana, e destacou o crescimento do evento promovido pela entidade. Para representar todos os parceiros da mostra de equipamentos, tecnologias e serviços da programação, ela chamou uma das empresas mais antigas no evento e uma das que estrearam este ano na mostra.

No primeiro caso, a fala foi do gerente comercial da Zanoni Equipamentos (de Paranavaí/PR), Juliano Mastella da Silva, acompanhado do assistente de Negócios da empresa, Lucas Zanoni. Juliano agradeceu em nome de todos os expositores da velha guarda. “O Congresso do Sindag sempre foi muito importante para a Zanoni, com o contato individual e direto. Isso desde a fundação da empresa (em 1997), com o evento ainda pequeno.” E arrematou: “o Lucas ainda era criança quando foi no primeiro evento e agora está aqui (participando também como representante da empresa).”

Falando pelos recém-chegados à mostra do Congresso AvAg, o empresário Márcio Fazolin, da Fazo Ferramentas (de Indaiatuba/SP), destacou sua satisfação com o resultado de sua primeira participação no evento. “Foi uma surpresa muito grande e agradecemos muito pelo convite. Especialmente à Marília, que foi nosso contato direto”, destacou o empresário. “Tivemos a oportunidade de conhecer muita gente e conseguimos conversar bastante com as pessoas, apesar de ter sido um evento virtual.  Com uma curiosidade: como a Fazo estreou só agora no Congresso AvAg, a expectativa é também pela sua primeira participação presencial, em 2022.

IBRAVAG E REVISTA

Falando pelo Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), o coordenador de Projetos da entidade, Rodrigo Almeida, também destacou a importância da entidade também ter estado presente na programação 2021 do Congresso AvAg. Criada em 2018, a entidade já havia estreado naquele mesmo ano no Congresso AvAg em Maringá/PR e no Congresso 2019 em Sertãozinho, além da programação alternativa ocorrida no ano passado. “Com toda a certeza, nós pudemos perceber que o calor humano não diminuiu”, completou. Almeida adiantou que o congresso estará também na próxima edição da revista Aviação Agrícola (que sai em setembro) e cumprimentou a equipe do Sindag e os patrocinadores pelo sucesso do evento.

A representante comercial da publicação (que é mantida pelo Instituto), Rosiléia Fernandes, destacou que a revista já tem três anos e está indo para sua 12ª edição. Ela anunciou ainda que a promoção de 30% de descontos em anúncios para a revista – que valeria até o final do Congresso, foi estendida para até 28 de julho (próxima sexta-feira). Ela destacou a credibilidade já alcançada pela publicação, que, além da versão digital, tem sua versão impressa distribuída para todo o País. “Além disso, ela possui o registro ISSN (International Standard Serial Number), que dá aos artigos publicados nela reconhecimento para citação em currículo por seus autores.

Em seguida, coube ainda ao diretor-executivo do Sindag (e membro do Conselho Editorial da publicação) Gabriel Colle, divulgar o resultado do sorteio de dois anúncios (de meia página cada) na edição de setembro da revista. Para participar, os candidatos precisavam curtir o posto da publicação no perfil do Ibravag no Instagram e marcar três amigos.

 Os vencedores foram Cléverson Júnior (@cleversonjrfotos) e Graziele Ferreira (@grazi_ferreiraoficial).

CONGRESSO CIENTÍFICO

O encerramento do Congresso AvAg 2021 foi marcado ainda pelo anúncio do resultado do Congresso Científico da Aviação Agrícola. A disputa entre as pesquisas acadêmicas e técnicas teve a participação de oito trabalhos, que haviam sido enviados até o final de julho, foram analisados pelo Comitê Científico e ainda tiveram uma apresentação no segundo dia do Congresso AvAg. Conforme o diretor Gabriel Colle, o incentivo às pesquisas acadêmicas e geração de conhecimentos sobre o setor ganhou força a partir de sua inclusão entre os oito objetivos do Planejamento Estratégico do Sindag, em 2018.

A partir daí, o Congresso Científico nasceu em 2019, com o levantando as necessidades do setor. “Agradecemos muito aos que inscreveram seus trabalhos, porque estão promovendo algo para melhorar o setor”, completou Colle. A coordenadora de Eventos do Sindag ainda lembrou que o evento científico é coordenado pelo professor Maurício Pasini, de Cruz Alta/RS, que não pôde participar da cerimônia virtual devido a um problema de conexão no local onde estava, no Rio Grande do Sul.  

A palavra foi revezada, então, entre os outros três membros acadêmicos do Conselho Científico – além de Pasini (que integrou o grupo acadêmico e estava sem conexão), o Conselho era composto também pelos presidentes do Sindag e do Ibravag. Assim, o anúncio do prêmio de Menção Honrosa por Inovação couve ao professor João Carlos Deschamps, que anunciou o título: Aviação Agrícola – uma Perspectiva Ambiental & Econômica. O trabalho tem como autores Matheus Vinicius Souza Guerra de Almeida, acadêmico de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia, e Ihering Guedes Alcoforado – professor na instituição e seu orientador na pesquisa.

Já o professor José Carlos Christofoletti revelou os ganhadores do terceiro e segundo lugares (com prêmios, respectivamente, de R$ 1 mil e R$ 2 mil). Assim, em terceiro ficou a pesquisa Aviação Agrícola – Tecnolgia de aplicação aérea no controle da ferrugem asiática da soja, do engenheiro agrônomo Gustavo Peroba de Andrade, de plotas/RS. Cabendo o segundo lugar ao trabalho do professor João Paulo Cunha, da Universidade Federal de Uberlândia: Deposição de calda aplicada com aeronave remotamente pilotada na cultura da soja. Já o agrônomo e consultor do Sindag Eduardo Cordeiro de Araújo foi quem anunciou o grande vencedor. Neste caso, o trabalho Avaliação da deriva comparando o sistema eletrostático com bicos hidráulicos de pontas cônicas, do professor Alfran Tellechea Martini, da Universidade Federal de Santa Maria. “Trata-se de um equipamento (sistema eletrostático) ainda pouco conhecido e trabalhado na aviação agrícola. Daí a importância dessa pesquisa”, arrematou Araújo.

CONVITE DE SERTÃOZINHO

Fechando a programação de encerramento do Congresso AvAg 2021, a cerimônia via web teve participação também de Sertãozinho, já iniciando oficialmente o clima de preparativos para o encontro aeroagrícola do ano que vem. O vice-prefeito da cidade paulista, Ricardo Almussa, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Henrique Rodrigues Gomes, falaram ao vivo com os participantes e todo o público da cerimônia, destacando a satisfação em sediar novamente o Congresso.

“Endossamos as palavras do Thiago – sobre as grandes expectativas do presidente Sindag a respeito da volta do Congresso presencial no ano que vem. Então, gostaria de convidar a todos que venham ao nosso município para participar desse grande evento”, destacou Almussa. Torcendo pela provável volta da normalidade (fim da pandemia) até lá 2022, ele ainda emendou: “Estamos muito contentes de novamente sediar o evento.”

Confira abaixo a íntegra do programa especial do Canal Rural sobre o Congresso AvAg e os 30 anos do Sindag:

 

… e aqui como foi a cerimônia de encerramento:

 

VEJA ABAIXO IMAGENS OS ESTANDES VIRTUAIS:

 

———————————————–

VEJA A SEGUIR CENAS DAS PALESTRAS E DEBATES VIA WEB

DIA 20 DE JULHO:

Boas práticas de aplicação aérea sustentável e coexistência

Stand FABE – Atualização Tecnológica pressão mundial pelo ULV -ultra baixo volume

Stand da Petroserv – Sorteio de 1 Kit de brindes – no Instagram @petroserv.comercial

Stand da CSA – Sorteio maquete do motor PT6A – para operadores do motor PT6

SYNGENTA – Palestra da AGROEFETIVA sobre tecnologia de Aplicação Aérea

Perfect Flight Importância da aeronave estar em ótimas condições de aplicação

O Futuro da Aplicação Aérea

CSA – Fale com o Presidente

Como ganhar dinheiro com a Aviação Agrícola

Mesa redonda entre entidades do Mercosul

———————-

DIA 21 DE JULHO:

CSA – Tour pela empresa

Boas Práticas e a Certificação na Aviação Agrícola 14horas

Aviosul – Manutenção em GPUs elétricas trifásicas

Aviosul – GPUS eletrônicas, vantagens e limites

VOKAN Corretora de Seguros

TSA – Software de gestão total da empresa

TSA – Software de gestão total da empresa

Stand SC Agro – Gente compra de gente

Sustentabilidade nas empresas – SEBRAE

Stand SC Agro – Olhar feminino no Agro

Stand SC Agro – Olhar feminino no Agro

Stand PWC – Fast Box – Benefícios recebidos com a compra de aeronaves novas – Cursos e Publicações Gratuitas

Stand PWC – Erosão no Primeiro Estágio do Compressor

Stand PWC – Cuidados com Bicos Injetores

Stand PWC – Blade Creeping – Melhores práticas e campanhas

Stand FABE – Segurança do Piloto

Stand FABE – Rentabilidade da Operação

Stand do Sebrae – Sustentabilidade nas Empresas

Stand do Sebrae – “Inovação nos Pequenos Negócios”

Stand da TOLEDO – Tire suas dúvidas sobre mangueiras e instrumentos

Stand da Perfect Flight Benefícios da Perfect Flight na Aviação Agrícola

Stand da Perfect Flight – Agrometeorologia e Aviação Agrícola 15h

Rodada de negócios- 15horas

Palco AirTractor – Suporte ao Cliente Air Tractor

Palco AirTractor – Financiamento de Aeronaves Air Tractor

Os drones e a aviação agrícola

Os drones e a aviação agrícola

Melhoria contínua na aviação agrícola

Fórum Científico

Fórum Científico

EMBRAER – Tire dúvidas com a equipe de assistência técnica

EMBRAER – Apresentação das linhas de financiamento

Embraer

———————-

DIA 22 DE JULHO:

Aviosul – Fontes portáteis com baterias de Íons de lítio, cuidados e segurança. 11h

Como ter uma carreira bem sucedida no setor da aviação agrícola

Como ter uma carreira bem sucedida no setor da aviação agrícola

EMBRAER – Tire dúvidas com a equipe de assistência técnica 9h30

EMBRAER – Tire suas dúvidas com a equipe de peças de reposição 15h

Mesa redonda – FOD e perda de potência do motor 10h

Palco CSA – Melhores práticas de manutenção com menores custos 15h

Palco Sindag – Produtos Químicos ou Biológicos 13h.

Palestra FEARCA – “Hacia un necesario pacto con la comunidade escolar” 10h30

Rodada de negócios 15h

Rodada de nogócios 2

Stand da Perfect Flight – Gestão da Pulverização no manejo de pragas 9h30

Stand da Perfect Flight Gestão da Pulverização no manejo de pragas 9h30

Stand da TOLEDO – Tire suas dúvidas sobre mangueiras e instrumentos 11h

Stand do SNA – Especialista em psicologia do Agronegócio voltada aos cuidados da aviação agrícola 13h30

Stand EMBRAER tire DÚVIDAS SOBRE DOCUMENTAÇÃO DE AERONAVES 10h

Stand FABE – Cultura e estratégia 15h

Stand PWC – Fast Box – Benefícios recebidos com a compra de aeronaves novas – Cursos e Publicações Gratuitas

Stand PWC – Garantia de Motores Agrícolas P_WC 13h30

Stand PWC – Procedimento para Check de Performance 16h

Stand PWC – Verificação de Nível de óleo 11h30

Stand SC Agro – Gente compra de gente

Stand SC Agro – O poder dos números 15h

Stand SC Agro – Rededrones – empreender com drones agrícolas 11h

Stand SINDAG Palestra IHARA – Produtos especiais requerem cuidados especiais 10h30

Tire suas dúvidas sobre seguros no stand da VOKAN Corretora de Seguros 9h30

TSA – Software de gestão total da empresa 10h

TSA – Software de gestão total da empresa 16h

Evento de Encerramento – Congresso AVAG 2021

Comments

wonderful comments!