7 de dezembro de 2022

Embraer anuncia recorde nas vendas do Ipanema em 2022

As 63 unidades anunciadas pela empresa brasileira podem representar um incremento acima dos 5% na frota nacional, somadas com as cerca de 70 aeronaves que devem ser enviadas ao Brasil pelas fábricas norte-americanas

A Embraer anunciou nessa quarta-feira (7) a venda, nos últimos 11 meses, de 63 unidades do avião agrícola Ipanema 203. O volume supera em uma aeronave a marca atingida no mesmo período do ano passado – emplacando um novo recorde do modelo, conforme a empresa. Citando dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Embraer atribui o crescimento das vendas à produção recorde de grãos na safra brasileira 2021/22, que chegou 271,2 milhões de toneladas – quase 14,5 milhões de toneladas a mais que no ciclo anterior.

Conforme o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, a entidade estima que outros cerca de 70 aviões agrícolas turboélices devam entrar no País, segundo levantamento preliminar junto às fábricas norte-americanas (Air Tractor e Thrush Aircraft). O que, no somatório, significaria um incremento acima de 5% na frota brasileira – sobre as 2.432 aeronaves contabilizadas no início deste ano. O percentual de crescimento tenderia permanecer na mesma faixa, caso as encomendas entregues ainda este ano pela fábrica ficassem ao redor dos 55 aviões previstos na metade do ano.

ENCOMENDAS

Em 2021, o crescimento da frota aeroagrícola brasileira ficou em 3,4%, com o incremento de 80 aeronaves (entre nacionais e estrangeiras). O número na época foi abaixo do esperado pelo Sindag, devido principalmente a atrasos nas entregas das fábricas americanas (com resquícios da pandemia da Covid-19, que prejudicou as cadeias de produção de componentes).

Já em 2022, as encomendas internacionais superaram a capacidade de produção normal das fabricantes – que já estão fazendo encomendas para o final de 2024 e 2025. Pelo menos há uma década o Brasil tem as segunda maior e uma das melhores frotas aeroagrícolas do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos e à frente de potências como Argentina, México, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Uruguai.

De volta ao Ipanema, o modelo representa mais de 55% da frota aeroagrícola do País. O projeto, que teve seu primeiro voo em 1972, está em sua sétima versão, sendo que desde 2005 (com o 202A, o Ipanemão a álcool) sai de fábrica movido a etanol. Em junho deste ano, durante encontro promovido em Botucatu/SP com operadores aeroagrícolas, produtores rurais e pessoal de manutenção, a empresa anunciou novas mudanças no aparelho para 2023.

Entre elas, novidades na manutenção das asas, nova geração de caixa de manetes e bomba mecânica de combustível, opções de magnetos e outros itens. Além de novos benefícios de manutenção simplificada da asa – que poderá ser adotada também pela frota de aeronaves Ipanema em operação.

IPANEMA 203: fabricante anunciou para 2023 melhorias na manutenção das asas, caixa de manetes, bomba de combustível e outros componentes…  – Foto: Embraer/divulgação

….em projeto que em 2005 passou a sair de fábrica movido a etanol, com o 202A (Ipanemão a álcool) – Foto: Castor Becker Júnior/C5 NewsPress