11 de dezembro de 2020

Empresa norte-americana busca mercado com drone de pulverização de asa fixa

Equipamento tem capacidade de 283 quilos, está sendo demonstrado nos EUA, voa na Nova Zelândia e deve chegar à Costa Rica e Equador

Um drone de pulverização de asa fixa, com seis metros de comprimento e 11,6 metros de envergadura, capacidade de carga útil de 283 quilos e capaz de decolar em uma pista de pouco mais de 45 metros. É assim o Pelican, fabricado pela Pyka, um startup de Oakland, no estado norte-americano da Califórnia. A aeronave tem capacidade de voo automática e é movida por três motores elétricos e tem um alcance de 112 quilômetros em linha reta e é capaz de pulverizar 54 hectares por hora (com aplicação em ultrabaixo volume).

Desde outubro, o aparelho tem certificação especial de aeronavegabilidade da Adm11inistração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês). Com isso, ele já passou a ser demonstrado em fazendas americanas, com treinamento de operadores. Paralelamente, o modelo já é operado (desde novembro) por uma empresa na Nova Zelândia – o objetivo da fabricante é alugar o equipamento para empresas de pulverização aérea. Ao mesmo tempo, a Pyka já se prepara para colocar seu drone nas plantações de banana na Costa Rica e no Equador.

A capacidade de produção da fabricante é de um novo drone a cada mês. Além disso, o Pelican está ganhando um sistema de mapeamento 3D para ter mais autonomia de navegação dentro da área pré-programada – atualmente, os dados de obstáculos são programados apenas pela equipe de solo.

Confira o vídeo da empresa: