17 de setembro de 2021

Espanha realiza pulverização aérea contra mosquitos

Operações ocorrem há cerca de uma semana, na província de Castellón, junto ao Mediterâneo e a pedido dos moradores, que reclamaram de demora por parte das autoridades

Nove municípios da província de Castellón, no leste da Espanha, estão tendo pulverizações aéreas contra mosquitos em setembro. As aplicações de larvicidas, feitas por helicóptero, cobrem uma área de 1,7 mil hectares de áreas úmidas em lmenara, La Llosa, Xilxes, Moncofa, Nules, Oropesa, Torreblanca, Cabanes e Peñíscola e foram determinadas pelo Conselho Provincial depois de várias semanas de chuvas e aumento de temperatura na região. O objetivo é reduzir a infestação de insetos que atormenta os moradores. A província fica a sudoeste da Espanha, dentro da chamada Comunidade Valencia, à beira do Mar Mediterrâneo.

O assunto foi destaque em reportagem da Rádio Castellón

Além das nove cidades, as aplicações aéreas estão sendo pedidas também em outros pontos da província, como em Benicasim, onde moradores exigiram da Câmara Municipal medidas contendentes contra a praga. Os moradores ali, na verdade, criticam a demora das autoridades em decidirem pelas aplicações aéreas no complemento às ações em terra para o controle de focos – insuficientes no período de chuvas intensas e calor nas áreas de pântanos. Além de amenizar o sofrimento de moradores, as aplicações aéreas nas regiões mediterrâneas da Espanha também têm um viés econômico: evitar que os mosquitos afugentem os turistas da região.

Conforme reportagem do jornal El Mundo, a situação é tão séria que há pouco mais de uma semana um ataque de nuvens de mosquitos acabou com o show de uma banda local na praia de Castellón de la Plana – a principal cidade da província e a quarta maior da Comunidade Valenciana. O problema está levando inclusive pessoas aos postos de saúde, devido a reações alérgicas à grande quantidade de picadas. “Meu cão é branco e, no entanto, a pele parece preta de tantos mosquitos que ele empoleirado”, acrescentou o presidente da Associação de Bairros da cidade, Daniel Montelem, seu pedido ao Conselho da Cidade para que iniciasse a pulverização aérea.

A proliferação de mosquitos na região também já provoca mobilização em outras províncias. Em La Pobla (município de Valência, ao sul de Castellón), o prefeito Enric Palanca engrossou um pedido de providências ao Ministério da Saúde Pública. Palanca ficou sabendo das operações aéreas realizadas em nova áreas da província vizinha e quer o mesmo tratamento. Especialmente nas áreas úmidas junto à praia.

Aplicações contra mosquitos são feitas por helicóptero, em província espanhola junto ao Mediterrâneo