22 de novembro de 2024

EUA: Lideranças do Sindag e NAAA tiveram encontro na Ag Aviation Expo

Evento promovido pela NAAA terminou na quinta-feira, com visita à Fábrica da Air Tractor no Texas e saldo positivo para a participação brasileira  

A movimentação da Ag Aviation Expo, no Estado norte-americano do Texas, terminou nesta quinta-feira (21), com a visita da delegação brasileira e de outros participantes do evento às instalações da fabricantes de aviões Air Tractor, na cidade de Olney. Antes disso, na quarta-feira, lideranças do Sindag e da anfitriã Associação Nacional de Aviação Agrícola dos EUA (NAAA, na sigla em inglês), tiveram uma reunião no Centro de Convenções de Forth Worth. Onde, desde segunda, (18) ocorreu a programação de palestras, debates e a mostra de aeronaves e tecnologias do evento.

O encontro de lideranças foi entre a presidente da entidade brasileira, Hoana Santos Almeida, junto com diretor operacional Cláudio Júnior Oliveira, com presidente da NAAA, Ray Newcomb e seu diretor-executivo, Andrew Moore.  Em pauta, a troca de experiências entre as entidades coirmãs sobre ações de defesa e valorização do setor, além de projetos de melhoria contínua. 

“Entregamos ainda o convite para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2025”, destaca Oliveira. O evento brasileiro será de 19 a 21 de agosto, no Aeroporto Executivo de Santo Antônio de Leverger/MTDesde 2016, as entidades coirmãs dos dois países têm um acordo de reciprocidade, abrindo participação nos eventos uma da outra. 

Já o congresso estadunidense deste ano teve dezenas de palestras e eventos paralelos, além de 150 expositores institucionais, de tecnologias, equipamentos e aeronaves. Inclusive um helicóptero agrícola convertido em aeronave autônoma.  E a NAAA também já tem marcado sua edição do ano que vem: será de 17 a 19 de novembro, em Reno, Estado de Nevada.

ENCONTRO: Moore, Hoana, Newcomb e Oliveira conversaram sobre ações e políticas para o setor

 

BALANÇO

Conforme Hoana Almeida, o Brasil teve a maior delegação da história no evento da NAAA, com mais de 40 participantes, entre visitantes e expositores. Além de  palestrante brasileiro apresentando pesquisa a convite da NAAA.  “É importante entendermos cada vez mais o mercado internacional para levarmos o que há de melhor para dentro do nosso setor. E é um motivo de orgulho as empresa brasileiras que estão expondo aqui”, comentou a dirigente ainda na quarta-feira.

Isso logo depois da cerimônia de homenagens aos integrantes do grupo, no estande do Sindag. Num clima que aumentou também as expectativas para o Congresso AvAg do ano que vem, no Mato Grosso. Não só pelo entusiasmo da turma, mas, conforme Hoana, por conta também do feedback positivo de expositores norte-americanos que estavam na feira da NAAA e haviam participado no Brasil em 2024 (elogiando o evento). Muitos dos quais, aliás, já com espaço garantido para mostra de aeronaves, tecnologias e serviços no evento brasileiro.

Comments

wonderful comments!