Meeting de Imprensa: Sindag prevê crescimento mesmo com a pandemia

Expectativa da entidade é de que a frota brasileira de aviões agrícolas, que já é a segunda maior do mundo, cresça perto de 3% até dezembro

Mesmo com a pandemia, a frota aeroagrícola do País deve crescer perto de 3% este ano, segundo expectativas do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). A informação foi ventilada esta manhã pelo diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle, no Meeting de Imprensa * – encontro via web da instituição com jornalistas.

Força aérea agrícola brasileira segue sendo a segunda maior do mundo

O número foi buscado a partir de sondagens junto a representantes dos fabricantes de aeronaves agrícolas no Brasil e nos Estados Unidos. O percentual é menor do que os 3,99% de crescimento verificado em 2019 – quando o Brasil chegou a 2.280 aeronaves agrícolas. “Mas estamos otimistas esperamos que esse número se concretize”, destaca Colle. O Brasil segue com a segunda maior frota aeroagrícola do mundo, atrás dos Estados Unidos, que têm cerca de 3,6 mil aeronaves.

CÂMBIO

Colle destacou a paralisação da compra de aeronaves ainda na primeira metade do ano (causada especialmente pela alta do dólar a partir de março) e a retomada a partir da metade do ano. A partir de números preliminares junto às empresas fabricantes de aeronaves, a estimativa é de que a frota nacional possa chegar a 2.350 aeronaves até o começo do ano que vem.

O dirigente falou também sobre as principais ações do Sindag na preparação do setor, ainda durante este ano, para o enfrentamento da pandemia. Ele também destacou o foco no aprimoramento da gestão das empresas associadas e as expectativas quanto ao Congresso da Aviação Agrícola do Brasil em 2021 (ano do centenário do setor no mundo). Ele ainda respondeu alguns questionamentos sobre fiscalização, mercado de drones e outros.

(*) A iniciativa faz parte do Projeto Aviação Agrícola 2022, que conta com patrocínio da Syngenta.

Confira a repercussão da notícia:

Jornal Campo Aberto:

https://jornalcampoaberto.com/2020/08/aviacao-agricola-sindag-preve-crescimento-do-setor-mesmo-coma-pandemia/

Globo Rural:

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2020/08/frota-de-aviacao-agricola-do-brasil-deve-crescer-3-em-2020-preve-sindag.html

AGROemDIA:

https://agroemdia.com.br/2020/08/31/apesar-da-pandemia-frota-aeroagricola-deve-crescer-3-este-ano-preve-sindag/

Canal Rural:

https://blogs.canalrural.com.br/aviacaoagricola/2020/09/01/sindag-preve-crescimento-do-setor-mesmo-com-a-pandemia/