7 de fevereiro de 2023

Os 75 anos do primeiro voo agrícola feminino no Brasil

Sindag e Ibravag homenagearam a pioneira Ada Rogato com um vídeo (confiram abaixo), além e mensagens no jazigo e no avião da piloto que é também um dos maiores ícones da aviação brasileira

Nossa homenagem à aviadora e pioneira Ada Rogato pelos 75 anos do primeiro voo agrícola feminino no Brasil, em 7 de fevereiro de 1948. Quem tão alto e tão longe voou para agigantar o nome do Brasil para o resto do mundo também marcou a construção de uma das melhores e a segunda maior aviação agrícola do planeta.” Para celebrar de maneira mais carinhosa aquela que foi também uma das maiores heroínas (senão a maior) de toda a aviação brasileira, esta foi a mensagem entregue pelo Sindag e o Ibravag em duas frentes.

Uma delas, no jazigo de Ada, no Cemitério Chora Menino, no bairro paulista de Santana (perto do Campo de Marte, onde ela aprendeu a voar). A outra, no painel do Cessna 140A (o “Brasil”) que se tornou seu mais icônico e internacionalmente conhecido companheiro – como atestam as centenas de assinaturas em sua fuselagem, das viagens feitas pela homenageada entre os anos 1950 e 1960 pelas três Américas.

Isso enquanto se faz um resgate das operações realizadas por nossa heroína a serviço do Instituto Biológico Paulista contra a broca-do-café. Operações essas, no centro-oeste paulista, que ocorreram a menos de seis meses depois da primeira operação aeroagrícola do País –realizada no Rio Grande do Sul contra uma praga de gafanhotos. Na época, a broca era a mais destrutiva praga de um dos mais importantes produtos da economia brasileira.

De lá para cá, novos pioneiros surgiram e tanto o manejo das lavouras quanto as tecnologias seguem se aperfeiçoando continuamente. O que só faz ressaltar a importância da ferramenta aérea quando se quer associar eficiência e sustentabilidade em campo. Aliada ao casamento cada vez mais necessário entre protagonismo e empatia. Tornando extremamente atuais os feitos de Ada no campo e em suas jornadas. Por isso, nada mais justo do que desta vez a mensagem póstuma do setor aeroagrícola ter sido levada in loco.

Confiram o vídeo: