9 de fevereiro de 2021

Setor aeroagrícola marca presença na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Evento segue até essa quinta-feira, em Capão do Leão/RS e Sindag conta mais uma vez com a parceria da Mirim Aviação Agrícola para mostra de tecnologias

Aviação agrícola segue presente na 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que vai até essa quinta-feira (11), em Capão do Leão/RS. A movimentação começou nessa terça (9) e ocorre na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado. Pelo segundo ano consecutivo, a mostra do Sindag nas Vitrines Tecnológicas conta um avião agrícola da empresa Mirim Aviação Agrícola – associada e parceira do sindicato no evento. Porém, desta vez com algumas mudanças, devido aos protocolos de prevenção contra a Covid-19.

“Ao invés de um estande maior, recebendo grandes quantidades de pessoas para palestras e demonstrações, este ano temos uma estrutura menor e com mostra essencialmente estática”, explica o diretor-executivo do sindicato aeroagrícola, Gabriel Colle. Basicamente, as informações do setor e suas tecnologias estão em banner afixados no local, junto à mostra dos equipamentos. “Claro que há sempre alguém ali para esclarecer dúvidas de quem passa pelo local”, completa.

Tecnologia está sendo mostrada em exposição com aeronave, equipamentos e banners, além de representantes do Sindag ou da Mirim esclarecendo dúvidas dos visitantes

Além disso, diretores da entidade e outros associados também estão participando da programação nos auditórios – com regras de distanciamento para os presentes nas palestras e debates e transmissão ao vivo pela web. Entre os destaques do primeiro dia, apresentações sobre produção sustentável e a reunião da Câmara Setorial do Arroz. Além da participação virtual da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Luiz Moretti.

Ambos no encontro norteado pelo tema do evento este ano: Novos Rumos do Sistema de Produção. Atualmente, mais de 200 municípios têm sua economia baseada na cultura do arroz. Além disso, o Rio Grande do Sul é responsável por mais de 70% da produção do grão no Brasil e, desde os anos 50, a cultura é atendida em grande escala pela aviação agrícola. A tecnologia e segurança da ferramenta aérea é essencial para garantir a sanidade da lavoura em áreas alagadas, preservando áreas ambientalmente sensíveis.