14 de janeiro de 2026
Setor reduz desempenho nos EUA
Estatísticas da NAAA apontam queda de 8,5% na quantidade de áreas atendidas por operador, segundo pesquisa publicada este mês na revista da entidade
A média de área tratada por cada operador aeroagrícola nos Estados Unidos em 2025 foi de 129.031 acres (cerca de 52,2 mil hectares). O número representa uma queda de 8,5% em relação aos 141.084 acres (aproximadamente 57,1 mil hectares) registrados em 2024. O dado faz parte da pesquisa anual realizada pela Associação Nacional de Aviação Agrícola norte-americana (NAAA, na sigla em inglês).
O estudo foi publicado neste mês pela revista Agricultural Aviation, da entidade, e revela também que 82% das áreas atendidas pela aviação agrícola foram tratadas por aviões, enquanto 12% utilizaram helicópteros e 6% recorreram a drones agrícolas.
Confira AQUI o link para
a matéria na revista da NAAA
A desaceleração no desempenho do segmento estaria relacionada a um ano menos favorável para a agricultura de forma geral nos Estados Unidos. Segundo a NAAA, a principal razão para a redução da área média tratada pela aviação agrícola foi a queda (pontuais) nos preços das commodities agrícolas. Ainda assim, os aplicadores aéreos demonstram expectativa de melhora do cenário em 2026.
A pesquisa de final de temporada de 2025 corresponde ao 14º levantamento anual realizado pela associação norte-americana. O questionário foi enviado entre 3 de setembro e 20 de outubro a 981 empresas aeroagrícolas, das quais 136 responderam, o que representa uma amostragem de cerca de 14% do universo consultado.
SETOR
Ainda segundo estatísticas da entidade, os Estados Unidos contam atualmente com 1.560 empresas de aplicação aérea e cerca de 3,4 mil pilotos agrícolas, sendo 2 mil pilotos contratados e 1,4 mil pilotos-proprietários. As empresas estão sediadas em 45 estados, mas suas operações alcançam todas as 50 unidades da federação norte-americana.
A média de aeronaves por operador é de 2,3, o que resulta em uma frota estimada em cerca de 3,6 mil aeronaves agrícolas, entre aviões e helicópteros.
Segundo a pesquisa*
Área tratada por operador
2025 – 129.031 acres (52,2 mil hectares)
2024 – 141.084 acres (57,1 mil hectares)
Variação: –8,5%
Cobertura por tipo de equipamento
82% aviões
12% helicópteros
6% drones agrícolas
(*) O questionário foi enviado a 981 operadores aeroagrícolas, dos quais 136 (14%) responderam.
O setor, segundo a NAAA
Empresas aeroagrícolas: 1.560
Aeronaves (aviões e helicópteros): 3.600
Pilotos totais: 3.400
Pilotos-proprietários: 1.400
Pilotos contratados: 2.000
Área tratada por tipo (em hectares)
Lavouras agrícolas: 51,4 milhões ha
Pastagens: 3,2 milhões ha
Florestas: 2,1 milhões ha
Saúde pública (controle de mosquitos): 1,9 milhão ha


