10 de junho de 2023

GO: Brigada aérea de incêndio é tema de palestra para estudantes

Trabalho da Aerotek Aviação Agrícola no combate a chamas foi apresentado durante a Semana do Meio Ambiente, em ação do programa Faeg Jovem

O trabalho da Brigada Aérea de Incêndios da Aerotek Aviação Agrícola foi tema de uma palestra para estudantes do Centro Tecnológico Paula Pasquali (Instituto Mix), em Quirinópolis. A movimentação foi na última quarta-feira (dia 7) e integrou as atividades da Semana do Meio Ambiente promovidas pelo programa Faeg Jovem, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e a Tec+ Cursos Técnicos.

A palestra ficou a cargo do agrônomo e gerente técnico da Brigada Aérea da Aerotek, Felipe Antônio Vieira Araújo. Ele explicou aos estudantes (com auxílio de imagens) como funciona a Brigada e as técnicas utilizadas pelos pilotos agrícolas no combate às chamas em lavouras ou reservas naturais. Araújo também destacou a preparação da equipe, bem como a importância desse trabalho para minimizar prejuízos econômicos e sociais causados pelo fogo.

O Faeg Jovem é uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, em parceria com a Associação dos Jovens Empreendedores (AJE-Goiás) e Sebrae. O objetivo da iniciativa é promover a liderança e empreendedorismo dos jovens – com foco no agronegócio. Na cidade, a iniciativa tem o apoio também do Sindicato Rural de Quirinópolis.

PREPARATIVOS

Para a temporada de incêndios deste ano (que vai de julho a setembro), a Aerotek já repassou no dia 6 de maio o treinamento teórico para sua equipe de 17 pilotos. Todos experientes nesse tipo de operação, mas que ainda passarão por uma revisão prática em suas quinzenas de plantões – quando também ocorrerá o treinamento da equipe de solo.

A Aerotek atua há cerca de seis anos em operações de combate a incêndios em lavouras. E há três anos atende também prefeituras, na proteção de reservas naturais. Considerando as médias desse histórico, a cada ano a empresa voa cerca de 300 horas em operações contra o fogo, realizando cerca de 750 lançamentos que somam mais de 500 mil litros de água.

IMPORTÂNCIA: Araújo mostrou aos estudantes a abrangência, relevância…

…e dinâmica do combate aéreo a incêndios no sudoeste goiano…

…para a turma de futuros técnicos em Segurança