11 de agosto de 2023

Sindag tem audiência com ministro e deputado propõe debate sobre o setor

Carlos Fávaro recebeu comitiva aeroagrícola em encontro intermediado pelo deputado federal Tião Medeiros (PP/PR), que também requereu audiência pública na Câmara sobre desafios da aviação agrícola

A após intermediar, na quarta-feira (9), audiência de representantes do Sindag com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o deputado federal Tião Medeiros (PP-PR) apresentou nesta sexta (11) requerimento para audiência pública sobre o setor aeroagrícola na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara. A ideia é, a partir da CAPADR (presidida pelo parlamentar), aprofundar o debate no Legislativo sobre os desafios e oportunidades da aviação agrícola no País.

A movimentação na capital federal teve a largada na terça-feira (8), quando o Sindag lançou, na reunião-almoço do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), uma campanha de esclarecimento sobre os principais mitos em torno da aviação agrícola. O trabalho focado na segurança e a importância da ferramenta para o País foi apresentado ainda na tarde de terça a Medeiros, pela comitiva liderada pelo diretor-executivo do Sindag, Gabriel Colle – que teve também conselheiro do sindicato aeroagrícola, Francisco Dais da Silva, o assessor jurídico Ricardo Vollbrecht e do assessor parlamentar da entidade, Napoleão Salles.

Medeiros então solicitou a conversa com o ministro Fávaro na quarta e, nesta sexta, propôs a audiência pública sobre o assunto.

MINISTRO

Na conversa com Fávaro, Colle entregou ao ministro um exemplar da última edição da Revista Aviação Agrícola e o grupo reforçou também o desenvolvimento do setor e as ações de melhorais contínuas promovias pelo Sindag e pelo Ibravag. Fávaro também recebeu o material elaborado pela entidade aeroagrícola para esclarecer os principais mitos em torno da atividade. A audiência foi acompanhada ainda pelo deputado federal deputado federal Antônio Brito (PSD), da Bahia.

“O apoio do deputado Tião Medeiros foi fundamental para estreitarmos a relação com o Ministério da Agricultura e com parlamentares na Câmara. No sentido de somarmos força pelo crescimento, segurança e melhoria contínua de um setor essencial para a produtividade sustentável na agricultura brasileira”, destacou Colle, após o encontro. “Assim como o ministro Fávaro já havia demonstrado visão, quando, enquanto senador apresentou o projeto que hoje é lei para reforçar a presença da aviação agrícola no combate a grandes incêndios no Pantanal e outros biomas, onde todos os anos profissionais do setor protegem fauna, flora e pessoas contra as chamas”, reforçou o dirigente.

Já Tião Medeiros sublinhou o crescimento do setor aeroagrícola, a geração de empregos pela atividade e seu protagonismo na introdução alta tecnologia no agro. “É uma atividade importante. Mas para que continue avançando, é preciso garantir segurança jurídica em sua regulação. Por isso, nós iremos promover a audiência pública no âmbito da CAPADR para discutir soluções diante das divergências enfrentadas pelo setor”, afirmou.

MINISTRO: Fávaro (com a Revista AvAg) recebeu (a partir da dir) o deputado Brito, Colle e deputado Tião Medeiros, além do conselheiro Francisco Dias e o assessor Salles