8 de junho de 2022

Aeroagrícola recupera nascente com trabalho de reflorestamento

Em três anos, foram plantadas mais de 250 mudas de árvores nativas na área da empresa, junto a uma fonte d’água que estava secando

Mais de 250 árvores nativas plantadas, uma nascente recuperada na área da empresa e a ideia de, em alguns anos, replicar a iniciativa nas terras de produtores rurais parceiros. Foi assim que a empresa Fort Aviação Agrícola festejou, no último domingo (5) o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na verdade, a equipe da Fort realizou recentemente a última etapa de plantio, com 154 mudas de espécies como manguba, ipê-amarelo, ipê-roxo, angico e outras. O plantio anterior, de cerca de 50 mudas, havia ocorrido há cerca de três anos.

Confira o áudio da entrevista de Clertan Alves de Macedo contando como foi a iniciativa:

“A gente viu que a nascente estava ficando fraca e resolvemos planar a primeira leva árvores, junto com a grama para segurar a terra”, explica o sócio-gerente da Fort, Clertan Alves de Macedo. “Vimos que deu certo e resolvemos plantar uma outra leva, no outro lado da nascente. Além do plantio, o pessoal permaneceu cuidando das plantas. Inclusive, no clima seco de agora, usando o caminhão pipa para irrigar o local das mudas a cada dois dias”, orgulha-se o empresário, ao se referir ao trabalho da equipe.

Quanto às próximas etapas, Macedo explica que a intenção é esperar as mudas completarem três anos e propor o trabalho de proteção de nascentes também em terras de produtores rurais parceiros. “Eleger um ou dois por ano e plantar 300 árvores, fazendo sua manutenção por dois anos”, completou.

ÁGUA: nascente ganhou força e já atrai aves aquáticas

MACEDO: área junto à empresa teve também o plantio de grama para prevenir a erosão

VIDA: mais de 250 árvores nativas devem renovar o microambiente junto à base da Fort, em um projeto que a empresa espera replicar junto a produtores rurais parceiros