Avião agrícola protege pontes contra as chamas

Além de apoiar as equipes de solo no combate a incêndio na vegetação do Pantanal, aviões agrícolas têm sido essenciais na proteção de pontes na região. As travessias de madeira em rios e áreas alagáveis são essenciais não só ao trânsito normal de veículos na região, mas também à toda a logística de enfrentamento às chamas, apoio às populações e até resgate de animais. Ao mesmo tempo, representam estruturas vulneráveis às chamas e que requerem atenção permanente das equipes de emergência.

Como fica claro no vídeo abaixo, mostrando os lançamentos certeiros do piloto Sérgio Ricardo Pires dos Santos, da Aero Agrícola Rondon, sobre as chamas junto a uma ponte na estrada Transpantaneira. A operação ocorreu no último dia 27, no município mato-grossense de Poconé, em apoio à equipe do Corpo de Bombeiros do Estado e da Força Nacional. Foram 12 mil litros de água jogados na área, em 1,6 hora de voo, com uma aeronave Air Tractor AT-802ª.

Só uma mostra dos milhares de lançamentos contra chamas que a aviação agrícola já realizou na temporada de incêndios deste ano. Isso em diversas frentes contra as chamas, principalmente no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do País.

Comments

wonderful comments!