17 de julho de 2024

Congresso Científico tem 24 pesquisas inscritas

Participação é o dobro do recorde do ano passado no evento que corre dentro do Congresso da Aviação Agrícola, que começa daqui a 34 dias no Mato Grosso

O Congresso Científico da Aviação Agrícola tem este ano 24 pesquisas inscritas, o dobro do recorde registrado em 2023. O que eleva o nível e as expectativas para o evento que ocorre dentro do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg 2024), que começa daqui a pouco mais de 30 dias, no Mato Grosso.

Os trabalhos acadêmicos este ano têm como tema central Tecnologia e Sustentabilidade da Aviação Agrícola. Onde os participantes puderam escolher entre cinco eixos: Inovação na Aviação Agrícola; Boas práticas na Aviação Agrícola; Tecnologia de Aplicação Aeroagrícola; Tecnologia de Aplicação com Drones, ou Aviação Agrícola, sustentabilidade econômica e ambiental.

Eles serão apresentados por seus autores no primeiro dia do Congresso AvAg, em 20 de agosto (de forma online ou presencial). A premiação do Congresso Científico é de R$ 3 mil para o primeiro lugar, R$ 2 mil para o segundo e R$ 1 mil para o terceiro colocado. A além do troféu Destaque Sustentabilidade. O resultado será conhecido em 22 de agosto, no encerramento do Congresso AvAg 2024. A avaliação está a cargo do Conselho Científico do Congresso (confira AQUI sua composição).

As pesquisas foram enviadas de Brasília (7), Espírito Santo (5), São Paulo (5) e Mato Grosso do Sul, além de Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul (com uma pesquisa de cada Estado). Na disputa estão trabalhos da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp); das Universidades Federais do Espírito Santo (Ufes), de Uberlândia (UFU) e de Jataí/GO e da Universidade Federal da Grande Dourados/MS. Além de trabalhos de pesquisadores independentes ou vinculados a startups ou empresas de tecnologias.

PRESTÍGIO: evento tem na corrida este ano trabalhos de cinco universidades e de pesquisadores independentes ou ligados a startups

Desde 2019 o Congresso Científico se tornou uma parte importante do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil. Este, por sua vez, o principal encontro aeroagrícola do País e um dos principais eventos do mundo no setor. Que este ano ocorrerá de 20 a 22 de agosto, no Aeroporto Executivo de Santo Antônio do Leverger – a cerca de 30 quilômetros do Centro da capital Cuiabá. Os autores das pesquisas farão a apresentação de seus trabalhos durante a programação do Congresso AvAg e o resultado será divulgado no final do evento.

Expectativas para um evento…

O crescimento do Congresso Científico segue na esteira não só do ganho de importância da aviação agrícola para o País, quando das necessidades do setor em duas premissas. A primeira, garantir que o avanço da tecnologia e aprimoramento das técnicas em campo sigam no ritmo da demanda por produtividade – que quer dizer produzir mais no mesmo espaço de terra. Para que não se tenha pressão sobre ambientas naturais. A segunda, gerar cada vez mais informações que atestem ao público a eficiência e a segurança das ferramentas aéreas.

Isso tudo tendo como pano de fundo uma agropecuária que responde por 24% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e onde os principais produtos têm atuação forte do setor aeroagrícola. Como a soja, milho, algodão, cana-de-açúcar e outras culturas. E, indiretamente até na pecuária, já que boa parte da geração e proteína no País depende das rações feitas a partir da soja e milho.

… que será o maior de todos

O sucesso do Congresso Científico vem a reboque ainda do crescimento do próprio Congresso AvAg, que este ano aposta em novos recordes de público e negócios. Com o tema Tecnologia que gera sustentabilidade, o evento em 2024 abrange ainda abrange também o Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola. Além disso, o principal encontro aeroagrícola do País (e um dos mais importantes do mundo no setor) tem entrada gratuita.

As inscrições para visitar o evento podem ser feitas pelo site do Congresso AvAg, no endereço congressoavag.org.br . No entanto, para isso é necessário solicitar uma senha de acesso junto ao Sindag (pelo email sindag@sindag.org.br ou no fone/Whats 51 3337-5013) ou ainda junto a qualquer um dos expositores.

A programação do evento também já pode ser conferida no site (ou clique AQUI para acessar). Lembrando ainda a agenda pré-feira, em 19 de agosto: com a Clínica de Aeronaves para aviões e drones. Além do primeiro de dois dias dos cursos de atualização de pilotos agrícolas e de operadores de drones. Que terminam na manhã do dia 20, já às portas da programação oficial do Congresso AvAg, que começa à tarde.

Também já é possível baixar no celular o app do Congresso Avag, tanto na versão Android quanto iOS. Ou, quem preferir fazer a busca na Apple Store ou na Play Store, basta procurar por “Aviação Agrícola”. Acompanhe ainda pelas redes sociais: Instagram, Facebook e Tik Tok.