16 de abril de 2024

Congresso Científico reforça equipe de mestres e doutores

Evento tem inscrições abertas para pesquisas, que serão apresentadas no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil em agosto, no Mato Grosso, entre as atrações de um dos maiores encontros do setor no planeta

Enquanto seguem as inscrições para sua edição 2024, o Congresso Científico da Aviação Agrícola anunciou nesta semana um reforço de peso no time que deve avaliar as pesquisas participantes deste ano. Entraram para a equipe a professora Maísa Santos Joaquim, que coordena o Núcleo de Estudos em Atividades Aeroagrícolas (NEAAgri) da Universidade de Brasília (UnB), e o professor Edney Leandro da Vitória, coordenador Programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical (PPGAT) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os novos nomes foram anunciados na segunda-feira (15).

Com isso, o Conselho Científico do Congresso passa a ter oito integrantes (confira a lista no final do texto), encarregados do recebimento e avaliação das pesquisas. A equipe é liderada pelo professor Mauricio Paulo Batistella Pasini, que segue na coordenação desde a primeira edição da iniciativa, em 2019.

O prazo de envio de pesquisas para o Congresso Científico vai até 30 de junho. Para isso, os trabalhos devem ser enviados para o Sindag pelo email  sindag@sindag.org.br . Isso colocando no assunto: Congresso Científico 2024 e anexando à mensagem a Identificação de Autoria (clique AQUI para baixar o modelo) e o resumo do trabalho (acesse as normas clicando AQUI).

As informações também podem ser conferidas no endereço sindag.org.br/projetos_sindag/congresso-cientifico

REFORÇO: a nova composição do grupo que avalia as pesquisas sobre o setor foi confirmada em uma reunião virtual na segunda-feira (15)

TEMA

A promoção é aberta a de estudantes e pesquisadores de universidades, além de consultores técnicos de todo o País. O tema central para este ano é Tecnologia e Sustentabilidade da Aviação Agrícola, com a avaliação considerando cinco eixos: Aviação Agrícola, sustentabilidade econômica e ambiental, Inovação na Aviação Agrícola, Boas práticas na Aviação Agrícola, Tecnologia de Aplicação Aeroagrícola e Tecnologia de Aplicação com Drones.

Como nas edições anteriores, os trabalhos inscritos serão também apresentados por seus autores durante o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) – presencialmente ou via online. Isso no primeiro dia do evento, que este ano será de 20 a 22 de agosto, no aeroporto de Santo Antônio do Leverger (a 30 quilômetros de Cuiabá), no Mato Grosso. O resultado do Congresso Científico será divulgado no dia 22, no encerramento do Congresso AvAg. As pesquisas premiadas serão ainda publicadas na revista Aviação Agrícola.

Confira como ficou a composição do Conselho Científico do Congresso:

Maurício Paulo Batistella Pasini (coordenador) – engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia
Andréa Brondani da Rochaengenheira agrônoma, pós-doutora em Ciências Agrárias
Edney Leandro da Vitóriaengenheiro agrícola, pós-doutor em Tecnologia de Aplicação
João Carlos Deschampsmédico veterinário, pós-doutor em Ciência Agrárias
João Miguel Francisco Ruasengenheiro agrônomo, mestre em Tecnologia de Aplicação
Maísa Santos Joaquimengenheira florestal, doutora em Ciências Florestais
Eduardo Cordeiro de Araújoengenheiro agrônomo, ex-piloto e ex-empresário aeroagrícola pesquisador e pioneiro em tecnologias para o setor no País, além de um dos fundadores e ainda consultor do Sindag.
José Carlos Christofolettiengenheiro agrônomo e pioneiro do setor aeroagrícola, ex-professor da antiga Fazenda Ipanema – onde, entre 1967 e 1991, o Ministério da Agricultura formava os pilotos agrícolas, técnicos executores e agrônomos coordenadores para as operações aeroagrícolas. Foi também chefe da Divisão de Treinamento do Centro Nacional de Engenharia Aeronáutica (Cenea),  que abrangia a Fazenda Ipanema.

Pesquisas serão destaque em evento internacional

Desde o início, o Congresso Científico ocorre dentro do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), que este ano terá como tema Tecnologia que Gera Sustentabilidade. Além disso, o evento que ocorrerá de 20 a 22 de agosto junto à capital do Mato Grosso deve proporcionar desta vez vitrine internacional para as pesquisas apresentadas. Isso porque englobará também o Congresso Mercosul e Latino-Americano de Aviação Agrícola – segundo o revezamento anual que ocorre entre a entidade aeroagrícola brasileira, a Associação Nacional de Empresas Privadas Aeroagrícolas do Uruguai (Anepa) e a Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca).

Para completar, o Congresso AvAg 2024 divulgou no último mês o esboço de uma programação com minicursos sobre Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade; Boas práticas de mistura de agrotóxicos; Comunicação positiva – impacto nos negócios e na imagem do setor; Segurança de voo; Questões jurídicas e legais da atividade e Saúde  física e mental dos colaboradores das empresas. Isso além da agenda pré-feira do Congresso AvAg, no dia 19 de agosto. Com uma Clínica de Aeronaves para aviões e drones, encontro com a imprensa local e abertura dos cursos de atualização de pilotos agrícolas (de aeronaves convencionais) e de operadores de drones.

Sem falar na mostra de tecnologias, equipamentos (incluindo aeronaves) e serviços e diversas outras atrações sendo preparadas na programação. Acesse AQUI a página do evento.