24 de outubro de 2023

Curso de Atualização de Pilotos teve turmas em GO e BA

Projeto integra o rol de ações do programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil), do Ibravag/Sebrae e teve as turmas 2 e 3 respectivamente em Catalão e Luís Eduardo Magalhães

A última semana foi marcada pela realização das turmas 2 e 3 do Curso de Atualização de Pilotos Agrícolas 2023. Desta vez, os encontros ocorreram em Catalão/GO, na segunda-feira (dia 16) e em Luís Eduardo Magalhães/BA, entre a quarta e a sexta-feira (dias 18 a 20). A Turma 2 teve a participação dos pilotos das empresas Jaíba Aviação Agrícola e Precisão Aeroagrícola e a movimentação ocorreu na unidade local da Faculdade UNA. Foram abordados temos como Finanças Pessoais, Segurança Operacional e Planejamento de Carreira, além da legislação sobre o setor aeroagrícola e suas últimas atualizações.

O encontro teve a participação ainda da empresa Travicar Tecnologia Agrícola, que apresentou as funcionalidades de seu novo sistema de DGPS. Além disso, a movimentação em Catalão coincidiu com o encontro anual de prepara para a safra das duas empresas (pertencentes ao Grupo Precisão).

Já a Turma 3, em Luís Eduardo Magalhães, ocorreu no Centro de Treinamento e Tecnologia, da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e teve a participação de pilotos de fazendas da região. O foco da programação ali foram as boas práticas aeroagrícolas, manutenção de aeronaves, comportamento e saúde, atualidades na legislação sobre o setor e ainda a fala do diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, sobre o atual cenário econômico, política e desafios do setor. Também com a participação da Travicar e com a apresentação da empresa ABA Manutenção de Aeronaves.

Além disso, a movimentação no oeste baiano abrangeu ainda o 102º Sindag na Estrada – que, como o curso, também integra as ações do programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil), realizado em parceria entre o Ibravag e o Sebrae Nacional. O que agregou à programação em Luís Eduardo as palestras sobre Gestão Empresarial, a cargo do Sebrae/BA, e sobre novidades em tecnologias embarcadas, da Zanoni Equipamentos.

SEGURANÇA
Conforme a diretora operacional do Ibravag, Michele Fanezzi (que coordenou as duas turmas), o Curso de Atualização de Pilotos é uma novidade que tem o objetivo não só de aprimorar a segurança nas operações em campo, como também promover a melhoria da qualidade de vida dos profissionais. A ideia é tornar o curso uma ação permanente, mas com currículo diferente a cada temporada – por isso o nome terá sempre o ano de cada programação.

A primeira turma de 2023 ocorreu em julho, em Orlândia, no interior paulista, às vésperas do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2023. E novas turmas estão sendo programadas pelo Ibravag para o ano que vem.

RODADA: as Turmas 2 e 3 da iniciativa vinculada ao BPA Brasil ocorreram nas instalações da UNA em Catalão….

…e no Centro de Treinamento e Tecnologia da Abapa, em Luís Eduardo Magalhães