2 de setembro de 2022

Fiscalização aeroagrícola é abrangida em edital de soluções digitais para o Mapa

Ao todo, são R$ 36 milhões disponíveis para startups e desenvolvedores, para ferramentas que beneficiam também e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está entre as entidades abrangidas pela seleção publica da agência Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que prevê investimento de R$ 36 milhões para soluções em inteligência artificial (IA). No caso do Mapa desafio para as startups é criar sistemas que facilitem as ações de fiscalização das atividades aeroagrícolas, além de plataformas para certificação de produtos de pesca e sistemas para auxiliar pesquisas nos bancos de dados sobre agropecuária e tendência tecnológicas para o agro.

Os interessados têm até o dia 12 de setembro para apresentar seus projetos. Clique AQUI para saber mais

No caso da aviação agrícola, a busca é por plataformas que agilizem também as investigações em casos de denúncias. De um lado com ferramentas que ajudem na busca ativa por informações do operador e operação denunciada. De outro, contando também com algoritmos que indiquem quando a denúncia é falsa ou infundada. Para isso, o pacote inclui a criação de um chatbot para receber denúncias, obter e direcionar informações. Com capacidade de extrair informações textuais de imagens (por exemplo, o prefixo de um avião), documentos e mapa.

Além de buscar dados de fontes como os relatórios operacionais dos operadores aeroagrícolas (inclusive mapa do DGPS da aeronave) e até sites meteorológicos. O desafio para as startups inclui ainda a criação de um APP onde o operador aeroagrícola pode planejar operação e lançar dados como os do DGPS.

Com os interessados no edital podendo concorrer com soluções para todos ou alguns desses requisitos. Conforme a chefe da Divisão de Aviação Agrícola (DAA) do Mapa, Uéllen Lisoski Duarte Colatto, o objetivo é potencializar o trabalho dos fiscais do Ministério. Isso frente a uma frota de mais de 2,4 mil aeronaves agrícolas no País (a segunda maior do mundo) e altamente regulada.

Confira abaixo o vídeo apresentando a demanda do Ministério da Agricultura para os desenvolvedores que queiram participar do edital da Finep:02

Comments

wonderful comments!