24 de julho de 2024

Combate aéreo a incêndios será tema de curso no interior paulista

Aulas estão previstas para 12 e 13 de agosto, em Olímpia e a movimentação será na base da empresa Pachu Aviação Agrícola

Estão abertas as inscrições para o Curso de Combate Aéreo a Incêndios, que deve ocorrer no dia 12 e 13 de agosto, em Olímpia, no sudeste paulista. A movimentação será na base da empresa Pachu Aviação Agrícola (associada do Sindag) e ocorre em parceria com a Faculdade de Ciências Aeronáuticas da Instituição Toledo de Ensino (ITE), de Bauru/SP. A formação é dirigida a pilotos agrícolas que já operam aeronaves turboélices.

Os interessados podem se inscrever ou buscar outras informações pelos fones (14) 99836-6789 ou (14) 99745-4417.

A programação tem uma parte teórica abrangendo temas como comportamento do fogo, comunicação (com fraseologia técnica) e outros aspectos das operações. No final, vem a etapa prática, onde cada piloto teve que fazer lançamentos de água contra alvos representando pontos de incêndio. Para isso, o treinamento conta com uma aeronave Air Tractor AT-504, de duplo comando. Além de exercitar o conteúdo repassado em sala, os alunos treinam técnicas de circuito, aproximação, ataque e retorno.

A primeira edição do curso ocorreu em julho de 2020 e o aprendizado normalmente conta com participantes de vários Estados – e de fora do País. Lembrando que, só em 2021, a aviação agrícola brasileira lançou cerca de 20 milhões de litros de água contra incêndios no País, em mais de 4 mil horas voadas, com 10,9 mil lançamentos contra chamas para proteger biomas naturais, lavouras e até instalações e residências dentro das áreas de incêndio. Além de garantir a segurança dos brigadistas em solo.

PRERROGATIVA: o combate às chamas em reservas naturais e lavouras faz parte das atribuições do setor aeroagrícola desde os anos 1960 – foto: Castor Becker Júnior/C5 NewsPress