8 de dezembro de 2022

NAAA Expo: Brasil e EUA esboçam parceria aeroagrícola

CLICK HERE TO READ IN ENGLISH

Entidades dos dois países conversam no evento norte-americano sobre sobre estratégias institucionais, ações de melhoria contínua e comunicação com a sociedade

O Sindag e a Associação Nacional de Aviação Agrícola dos Estados Unidos (NAAA, na sigla em inglês) devem compartilhar, nos próximos meses, informações sobre a legislação aeroagrícola e ações de comunicação com o público em ambos os países. A troca de figurinhas entre as instituições dos dois maiores mercados aeroagrícolas do planeta também pretende avançar, nos próximos meses, sobre o trabalho de relações institucionais e as ações de melhoria contínua do setor, entre outros temas. Esse foi o tom da conversa entre representantes das instituições coirmãs nesta quarta-feira (7), no penúltimo dia da NAAA Ag Aviation Expo, em Knoxville, no Estado norte-americano do Tennessee.

A entidade aeroagrícola brasileira está representada no evento pelo presidente Thiago Magalhães Silva e pelos diretores executivo, Gabriel Colle, e operacional, Cláudio Júnior Oliveira. Os três também representam o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e integram uma delegação de 16 pessoas (entre empresários aeroagrícolas e fornecedores brasileiros de tecnologias e equipamentos) que participam da feira, no Knoxville Convention Center.

COSTURA

O estreitamento da parceria entre o Sindag e a NAAA foi alinhavado com o diretor-executivo da NAAA, Andrew Moore. “Concordamos em definir uma agenda comum para trabalharmos as ações das entidades”, resumiu Colle. Segundo ele, a expectativa é que a conversa com os norte-americanos, que agora continua virtualmente, possa ter outro encontro presencial daqui a pouco mais de sete meses, no Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg), em Sertãozinho, São Paulo.

APROXIMAÇÃO: Andrew Moore (CEO da NAAA) e Thiago Magalhães (presidente do Sindag)

“Os desafios para a aviação agrícola nos Estados Unidos são similares aos do Brasil. Especialmente o de conseguir comunicar à sociedade a importância e segurança de uma ferramenta tão importante para agricultura”, assinala Colle. Além disso, as duas entidades têm bastante a contribuir uma com a outra pela experiência dos programas de melhoria contínua nos dois países – como o C-PAASS norte-americano (sigla em inglês para Certificação de Aeroaplicador Agente de Segurança Operacional, em tradução livre) e a expertise que, por aqui, culminou com o programa Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil).

O Sindag se faz presente desde 2016 no evento da NAAA, por um acordo de reciprocidade com o Congresso AvAg – cuja próxima edição será de 18 a 20 de julho, no interior paulista. Desde 2018, a delegação brasileira representa também o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), fundado naquele ano. Para os dirigentes auriverdes no encontro em Knoxville, esta edição está sendo a de melhor entrosamento entre os dois países – na carona também das parcerias comerciais e do ganho de mercado das tecnologias brasileiras.

PERSPECTIVAS PARA O BRASIL

“Com certeza teremos mais expositores norte-americanos no Congresso AvAg no ano que vem, em virtude do espaço para divulgação que tivemos aqui”, aposta Thiago Magalhães. O presidente do Sindag ressalta a estimativa de entrada este ano de cerca de 70 novas aeronaves agrícolas turboélices no Brasil – produzidas pelas empresas Air Tactor (a maior fabricante mundial, situada em Olney, Texas) e Thrush Aircraft (de Albany, na Georgia). Some-se a isso os 63 aviões agrícolas Ipanema 203 (de motor a pistão) vendidos pela Embraer, conforme anunciou a fabricante brasileira nesta quarta-feira.

COLLE: a melhor participação do Sindag até hoje no evento americano poderá ter sua recíproca no Congresso AvAg, em julho de 2023

Números que, se confirmados, devem representar um crescimento de mais de 5% na frota de aviação brasileira, que havia iniciado 2022 com 2.432 aeronaves nas lavouras – segundo levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O que também significa maior demanda por tecnologias embarcadas, serviços e outros produtos. Além, é claro, da qualificação de pessoal e sistemas de gestão.

“Estamos felizes pelas relações construídas também em busca de pesquisa e qualificação dos operadores brasileiros”, destacou o diretor Júnior Oliveira. “Inclusive o estande do Sindag fica ao lado do espaço do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, equivalente ao Ministério da Agricultura no Brasil)”, destaca, sobre contatos em busca de técnicos dos EUA para futuros eventos de troca de experiências no Brasil.

A programação que termina hoje no Centro de Convenções de Knoxville contou ainda com uma palestra do consultor e pesquisador brasileiro Henrique Campos (SABRI). Destaque ainda para a presença das empresas Perfect Flight, Zanoni Equipamentos (em parceria com a Turbine Conversions) e Aeroglobo Aeronaves (representante no Brasil da empresa Air Tractor). Além disso, os brasileiros tiveram encontros com empresários e representantes de entidades do agronegócio do Uruguai e do Paraguai – além do Canadá, China e outros países.

Confira abaixo mais imagens e vídeos da participação brasileira na NAAA Ag Aviation Expo:

Nos encontros com fabricantes de aeronaves, Colle, Oliveira, o presidente da Air Tractor, Jim Hirsch (com usa esposa, Letha) e o presidente do Sindag, Thiago Silva, falando sobre cenários, perspectivas de mercado e projetos no Brasil…

… que estiveram em pauta também no encontro da comitiva do Sindag com o presidente da Thrush Aircraft, Mark McDonald (segundo à esquerda), e seu representante no Brasil Arthur Lorga

Delegação brasileira no evento (em pé, da esq p/ dir: Cláudio Júnior Oliveira (Sindag), Milton Rodrigues Neto e Renata Porto (Insero), Raíssa Varago e Lucas Zanoni (Zanoni Equipamentos), Vinicius Velho (Perfect Flight), Lourival Lopes Freitas e Ludmilla Lopes (Tradicao Aero Agricola), Arthur Lorga (Thrush Aircraft) e Gabriel Colle (Sindag)- sentados: Fernando Martin (Aeroglobo), Juliano Mastella (Zanoni Equipamentos), Thiago Silva (Sindag) e Henrique Campos (Sabri – Sabedoria Agrícola)

Andrew Moore (CEO da NAAA) e Gabriel Colle (CEO do Sindag)

Facundo Holzmann (Paraguai), Júlio Placeres (Anepa-Uruguai), Thiago Magalhães Silva e Marcelo Oliver (Uruguai)

VÍDEOS:

Thiago Magalhães Silva- presidente do Sindag