23 de março de 2024

RS: Lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Agrícola

Cerimônia ocorreu no último dia da Expoagro Afubra, em Rio Pardo, com a presença de lideranças do Sindag e Ibravag, parlamentares, autoridades estaduais, produtores e representantes de diversas entidades

O setor aeroagrícola esteve em destaque na sexta-feira (22 de março), último dia da 22ª Expoagro Afubra, em Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Isso por conta da solenidade, de  instalação oficial de sua Frente Parlamentar em Defesa da Aviação Agrícola no Estado. A movimentação, no final da manhã, teve a participação de autoridades estaduais, empresários aeroagrícolas e jornalistas. Além de lideranças do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e lideranças do setor produtivo.

Clique AQUI pra conferir as imagens do evento

Frente pró-aviação agrícola foi proposta em fevereiro pelo deputado estadual  Edivilson Brum (MDB) e encaminhada no último dia 12. A iniciativa é inédita no Brasil e  já conta com 26 membros. Conforme o parlamentar(que comandou a cerimônia), com a instalação oficial, o próximo passo agora é ampliar o debate sobre o tema, para esclarecer as pessoas sobre a importância do setor. “Afastado de todos os tipos de preconceitos ideológicos”, sublinhou .

Confira a fala do deputado sobre o tema:

PANORAMA DO SETOR

O evento teve ainda uma palestra do diretor-executivo do Sindag e do Ibravag, Gabriel Colle, que explanou sobre cenário, histórico, legislação e ações e melhoria contínua do setor aeroagrícola. Abrangendo desde as tecnologias de ponta do setor, lavouras pelas aeronaves e drones agrícolas e os predicados de produtividade e sustentabilidade da ferramenta. Enfatizando ainda  fato do Sindag ser signatário do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e estar ligado aos programas Boas Práticas Aeroagrícolas (BPA Brasil, patrocinado pelo Sebrae Nacional e Ibravag) e Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS) – este coordenado por três universidades públicas (Unesp, Ufla e UFU) e patrocinado pela CropLife Brasil.

Edivilson Brum adiantou também que vai promover uma reunião com os parlamentares médicos – entre eles, o deputado Pedro Pereira (PSDB), que participou da solenidade da sexta-feira. Neste caso, para discutira possibilidade do uso das ferramentas aéreas (que abrangem os drones) no combate ao mosquito da dengue. A reunião de sexta-feira foi acompanhada também pelo deputado estadual Elton Weber e pelo deputado federal Heitor Schuch (ambos do PSB).

Participaram do evento ainda o secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural do Estado, Lindomar do Carmo Moraes;  do coordenador regional de Agricultura, Dalvo Pedro Wink; a secretária municipal de Saúde de Rio Pardo, Márcia Brum, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcílio Drescher; a representante da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), professora Ela Hammes, além de representantes do Batalhão Ambiental da Brigada Militar e outros convidados. “Estamos muito felizes com esta audiência, que foi participativa e representativa”, assinalou Brum.

HOMENAGEM

O parlamentar também recebeu uma placa de agradecimento das entidades aeroagrícolas, entregue pelo conselheiro do Sindag Nelson Peña e pelo presidente do Ibravag, Júlio Kämpf. O dirigente do Instituto aeroagrícola falou pelo setor, agradecendo  os deputados da mesa pela audiência e ao presidente da Afubra pela cedência do espaço para o evento. “A aviação agrícola brasileira  é a segunda maior do mundo e, para informação dos senhores, é  exportadora de tecnologia.” Kämpf também lembrou os três pilares de atuação do Ibravag: comunicação com a  sociedade, Educação e transferência de conhecimento a universidades e escolas e desenvolvimento tecnologia.

“A instalação da Frente Parlamentar e nos sinaliza mais uma vez que o Parlamento Gaúcho entendeu o que a  aviação agrícola significa para o Estado”, destacou Gabriel Colle – lembrando também o Projeto de Lei  do deputado Marcus Vinícius (PP), que visa a tornar a aviação agrícola como de Relevante Interesse Social, Econômico, Público e Econômico no Estado do Rio Grande do Sul. “Estamos muito felizes e animados que 2024 será um grande ano para o setor no Estado”, completou o dirigente.

Confira a fala de Colle:

ONDE REPERCUTIU: