12 de dezembro de 2020

Fearca e governo de Santa Fé firmam parceria para operações contra incêndios

Acordo foi assinado na última quarta-feira (9), quando ocorreu também um evento de nivelamento de informações entre operadores e agentes da Proteção Civil

A Federação Argentina de Câmaras Agroaéreas (Fearca) e o governo da Província de Santa Fé firmaram, na última semana, um convênio para emprego da aviação agrícola em operações de combate a incêndios em vegetação. A assinatura ocorreu na quarta-feira (9), durante a Jornada de Intercâmbio e Nivelação de informações sobre combate a incêndios rurais e florestais. A movimentação foi no hangar Mauricio Fargioni, localizado em Ricardone.

Encontro abrangeu operadores aeroagrícolas e agentes da Proteção Civil de Santa Fé – Foto: Fearca/Divulgação

Pelo acordo, em casos de incêndio em que for preciso apoio aéreo, o pedido será feito pelas autoridades provinciais diretamente à Fearca, que encaminhará o chamado à empresa aeroagrícola mais apta a atender – conforme a distância do incêndio e logística disponível. Segundo o presidente da entidade aeroagrícola argentina, Mauricio Fargioni, o encontro foi também enriquecedor. “Não só porque nos permite nos organizar para colaborar no controle do fogo, que é o objetivo principal, mas também porque todos crescemos com a troca de experiências e conhecimentos”, comentou.

APRESENTAÇÕES E DEMONSTRAÇÃO

Logo após a assinatura, representantes do serviço de Proteção Civil de Santa Fé apresentaram um balanço das operações contra incêndios ocorridas neste ano. Eles também explicaram as atribuições das diferentes instâncias governamentais que atuam nesses casos e detalharam a tecnologia hoje usada nas operações e como é a cadeia de comando e atribuições nas operações – e onde e como devem se encaixar o sistema aéreo.

A programação teve ainda a apresentação (via web) do empresário Roberto (Peco) Tomassoni, também instrutor (Escola Falconer) e uma das referências do país em combate aéreo a incêndios. Além da participação de representantes de uma empresa de retardantes contra chamas. O encerramento foi com demonstrações práticas de lançamentos contra chamas. Neste cargo, a cargo do piloto Sandro Peisino, d empresa Yebila SA.

Clique AQUI para ler a notícia no site da Fearca…

… e veja ABAIXO o vídeo da notícia (elaborado pela Fearca)