28 de outubro de 2020

Força Aérea dos EUA combate mosquitos na Louisiana

Aplicações aéreas feitas com dois Hércules C-130 em Lafayete devem abranger quase 55 mil hectares até esta quinta-feira (29)

A Força Aérea dos Estados Unidos deslocou esta semana dois aviões Hércules C-130 para Paróquia de Lafayete, no Estado da Louisiana (no sul do país), para operações de combate a mosquitos. As aeronaves da 910th Airlift Wing, uma base de transporte em Ohio (1,5 mil quilômetros a noroeste), começaram as pulverizações ao pôr-do-sol de domingo (25) e abrangeram cerca de 42 mil hectares de áreas urbanas nas noites de domingo e segunda-feira (26). Outros 12,5 mil hectares devem ser abrangidos por pulverizações nessa quinta-feira (29), se o tempo permitir.

Veja AQUI a notícia no portal The Advocate, da cidade de Baton Rouge

As operações para reduzir a população de mosquitos ocorrem depois da passagem pela Louisiana do Furação Delta, na primeira quinzena deste mês. O Delta foi a quarta tempestade desse tipo a atingir o Estado este ano. E as operações aéreas não ocorreram nessa terça e quarta por causa da chegada de outro furação: o Zeta. Situações que, com a umidade e o calor, favorecem a proliferação de focos de mosquitos. Daí a operação da 910th Airlift Wing, que é a unidade da Força Aérea encarregada de operações massivas contra mosquitos em áreas de desastres naturais.

SEGURANÇA

Segundo o Gabinete de Segurança Interna e Gerenciamento de Emergências da Louisiana, a aplicação aérea de inseticida é, nesse caso, a maneira mais eficaz de reduzir rapidamente o número de mosquitos sem colocar em risco pessoas ou animais. Cada Hércules tem capacidade de fazer aplicações sobre até 120 mil hectares em uma missão. Depois de Lafayete, os aviões deverão ainda fazer aplicações contra mosquitos nas Paróquias de Acádia e Jeff Davis.

Detalhe: a Louisiana usa a denominação “Paróquia” para o que os outros estados norte-americanos chamam de “Condado” – exceto o Alasca, que usa o termo “Distrito”. Explicando de uma maneira simplista, é que no Brasil seria um meio termo entre Município e Estado – abrangendo várias cidades.

Comments

wonderful comments!