4 de abril de 2022

Grupo do Crea/MT sobre aviação agrícola inicia trabalhos

Sindag integra Força-tarefa conta com três representantes do setor, além de agentes do Mapa, Indea, Anac e Ministério Público

O Sindag marcou presença nesta segunda-feira (4) na primeira reunião do Grupo de Estudos Sobre Aviação Agrícola do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea/MT). O encontro foi via web e o sindicato aeroagrícola foi representado pelo seu diretor-executivo, Gabriel Colle, e pelo consultor Agadir Mossmann, além do engenheiro agrônomo Sandro Radin de Oliveira, da associada Rambo Aviação Agrícola. Os três foram oficializados como representantes do setor no grupo, criado dentro de sua Câmara Especializada de Agronomia do Crea/MT.

“Vamos preparar um material que oriente os órgãos estaduais a respeito da competência de cada um na fiscalização do setor”, destaca Colle, sobre o primeiro “tema de casa” da força-tarefa. O objetivo do Crea ao reunir entidades e órgãos que atuam no segmento aeroagrícola a troca de informações e estratégias para garantir a segurança em campo. O que inclui desde ações para a promoção de boas práticas entre operadores e produtores rurais até uma fiscalização mais eficiente sobre eventuais irregularidades.

“O grupo surgiu depois de denúncias que chegavam ao órgão, mas que muitas vezes estavam fora de suas atribuições”, destaca Colle. Devido a isso, a equipe conta também com representantes do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o próprio Ministério Público. “Ficamos felizes que chamaram o setor para contribuir com essa organização, que deverá servir de referência para todo o Brasil, completa o dirigente aeroagrícola.

REGULAÇÃO: equipe conta com membros da Anac, Mapa e Indea, além do Ministério Público

wonderful comments!