20 de março de 2023

Saldo positivo na missão à convenção aeroagrícola do Canadá

CLICK HERE TO READ IN ENGLISH

Aproximação do Sindag e Ibravag com lideranças, empresários e autoridades do país referência em legislação para o setor devem aprofundar debates no Brasil, com reflexos no Congresso AvAg, em julho     

Um olhar próximo sobre as características do mercado aeroagrícola do Canadá (incluindo sua legislação, considerada referência internacional), bem como as tecnologias e as relações institucionais do setor naquele país. Este foi o foco da ida do presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, e do diretor-executivo Gabriel Colle (Sindag e Ibravag) ao congresso da Associação Canadense dos Aplicadores Aéreos (CAAA, na sigla em inglês). A 2023 CAAA AGM, Conferecece & Trade Show terminou no sábado (dia 18), na cidade de Regina. Foram três dias de programação na capital de Saskatchewan – província no sul do país, na divisa com os Estados norte-americanos de Montana e Dakota do Norte.

O evento serviu ainda para a troca de experiências com as lideranças, operadores e técnicos canadenses, além de contatos com agentes governamentais do país. Com vistas a enriquecer também o debate sobre políticas para o setor em terras brasileiras. Para isso, o esforço da missão brasileira incluiu convites para o Congresso da Aviação Agrícola do Brasil (Congresso AvAg) 2023, marcado para julho em Sertãozinho/SP – a exemplo da divulgação in loco que havia ocorrido em dezembro, no congresso aeroagrícola dos Estados Unidos.

PRESENÇA: Thiago Silva (esq) e Gabriel Colle marcaram a presença do Sindag em mais um importante evento da aviação agrícola mundial

TECNOLOGIA E REGULAMENTAÇÃO

Embora com tecnologia aeroagrícola presente no Canadá seja similar à daqui (inclusive com produtos brasileiros presentes no evento), as conversas na feira da CAAA demonstraram, por exemplo, aspectos em que a legislação aeroagrícola de lá é menos restritiva do que a do Brasil. Além disso, segundo o presidente Thiago Silva, a missão retorna “com novas ideias para o uso de produtos biológicos, novidades sobre manutenção de aeronaves e outros temas.”

Quanto à regulação, o diretor Colle cita, por exemplo, o fato de que em terras canadenses a chamada buffer zone (zona de exclusão junto a áreas ambientalmente sensíveis) não é fixa, como no Brasil. E é calculada pelos operadores aeroagrícolas através de uma ferramenta disponibilizada via internet pelo governo. “Resultando em faixas mais estreitas e precisas do que os 250 ou 500 metros exigidos na legislação aeroagrícola brasileira”, completou.

A intenção dos dirigentes brasileiros é dividir com autoridades daqui informações e canais estabelecidos na viagem. O que pode ser impulsionado ainda por uma grata coincidência: os contatos na CAAA Conference & Trade Show incluíram a conversa com o brasileiro Igor de Albuquerque, que trabalha para o Ministério da Agricultura da Província de Saskatchewan.

Formado em 2014 pela Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, doutor em Agronomia e filho de pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Albuquerque atua como perito e palestrou no segundo dia da programação – justamente sobre investigações de casos de deriva. “E se prontificou a colaborar conosco e com o governo brasileiro”, assinala Colle.

INSTITUCIONAL

O evento da CAAA também marcou a troca de liderança na entidade e os dirigentes brasileiros estiveram tanto com o presidente que encerrou seus dois anos de mandato, Chad Vanderbyl (que continua colaborando com a entidade), quanto com o novo titular do cargo para o próximo biênio, Aaron Trudell. Os representantes do Sindag e Ibravag conversaram ainda com a diretora-executiva da entidade anfitriã, Shara Tardif.

Thiago Silva e Gabriel Colle se encontraram ainda com expositores que já estão com o passaporte carimbado para o Congresso AvAg em Sertãozinho/SP. Caso dos empresários Ann e Mark Grahek, da Turbine Conversions – empresa que desde 2017 participa do evento do Sindag e representa na América do Norte a tecnologia aeroagrícola da paranaense Zanoni Equipamentos. Além da Thrush Aircraft, onde os dirigentes do Sindag e Ibravag se encontraram com o vice-presidente de vendas da fabricante de aviões, Kevin Pierce.

ROTEIRO

Antes de aterrissar dia 16 na CAAA Conferecece & Trade Show, no Delta Hotel by Marriott Regina, os representantes brasileiros visitaram duas importantes parceiras do setor. Uma delas, no dia 14, a FlightSafety International,. em Toronto. Especializada em simuladores e outras tecnologias imersivas para o treinamento de pessoal, a empresa é representada no Brasil pela Aeroglobo, “mas convidamos seus dirigentes para conferirem pessoalmente nosso evento em Sertãozinho”, destacou Thiago Silva.

APROXIMAÇÃO: na FlightSafe, Magalhães (esq) e Colle foram recebidos pelo diretor de manutenção e treinamento, Michael da Silva, além da equipe do setor Administrativo

A outra visita, no dia 15, foi na sede da Pratt & Whitney Canadá (PWC). Neste caso, uma antiga parceira do Congresso AvAg, situada em Longueuil (ao lado de Montreal), província de Quebec. Ali, o objetivo foi reforçar o agradecimento pela PWC estar novamente (pelo sétimo ano seguido) entre os patrocinadores do evento brasileiro, marcado para julho. “E para mostrar o crescimento do mercado aeroagrícola no Brasil. Instigando a empresa a investir ainda mais em nosso País”, completa o diretor Gabriel Colle.

PWC: na fabricante de motores, os dirigentes brasileiros conversaram com o gerente-sênior de Marketing, Natanael Vaz (foto)

 

Veja abaixo os vídeos com as falas de Thiago Magalhães e Gabriel Colle sobre o evento no Canadá, além de mais fotos sobre a participação do Sindag e Ibravag no encontro aeroagrícola daquele país:

 

 

Colle (esq) e Thiago Silva com o ex-presidente da CAAA Chad Vanderbyl…

… e Silva com o presidente para o próximo biênio, Aaron Trudell

O dirigente do Sindag com o doutor em Agronomia brasileiro Igor de Albuquerque, radicado no Canadá, onde é perito do o Ministério da Agricultura da Província de Saskatchewan

CEOs: Colle conversou também com sua equivalente na entidade anfitriã, Shara Tardif

Encontro com Kevin Pierce, vice-presidente de vendas e serviços da Thrush Aircraft

Colle e Silva também conversaram com os empresários norte-americanos Ann e Mark Grahek, da Turbine Conversions – desde 2017 presentes também no Congresso AvAg do Brasil

PALESTRAS: temas importantes e novidades sobre o setor mantiveram a plateia lotada em quase todas as apresentações do evento canadense

 

 

 

 

 

Comments

wonderful comments!