Sindag completa 35 anos de fundação

Entidade nasceu da união de 25 empresas e chega ao aniversário reunindo mais de 250 associadas em todo o Brasil

Era uma sexta-feira de céu limpo em São José do Rio Preto. A manhã no centro-noroeste paulista começou com temperatura em torno dos 11 graus às 7 horas – segundo a estação operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na vizinha Catanduva. Esquentou ao longo do dia e passou dos 26 graus durante a tarde. À noite,quando a região chegou a ter mínima de 12 graus a patir das 19 horas, representantes de 25 empresas aeroagrícolas reuniram-se em um hangar no aeródromo da cidade para dar início a uma história que completa 35 anos neste domingo, 19 de julho.

A assembleia de fundação do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) começou às 20h30 e durou cerca de três horas. As empresas presentes representavam aproximadamente um terço dos operadores aeroagrícolas do País na época. Durante o encontro, foram aprovados os estatutos, discutidos anteriormente, e eleita uma Junta Governativa Provisória encarregada de oficializar a nova entidade, cuja sede seria em Brasília.

O grupo era formado pelos empresários Euclides de Carli, que presidiu a assembleia, Eduardo Cordeiro de Araújo, Telmo Fabrício Dutra e Luis Carlos Basson Del’Aglio. Eles também integrariam a primeira diretoria do Sindag, respectivamente como presidente, vice-presidente, secretário e tesoureiro.

Devido aos trâmites burocráticos e à estrutura disponível naquele período, o registro oficial da entidade seria concluído somente em março de 1992. O primeiro diretor-executivo foi o coronel-aviador reformado Marialdo Moreira, que, mais de duas décadas antes, já havia participado do esforço governamental para organizar a aviação agrícola brasileira.

Crescimento e aprimoramento

Os primeiros anos foram marcados por uma estrutura reduzida e pelo envolvimento direto dos dirigentes, que muitas vezes custeavam do próprio bolso viagens e despesas de representação. Aos poucos, o Sindag ampliou sua arrecadação, fortaleceu sua organização e passou a promover encontros técnicos e ações de qualificação. Com a entidade se qualificando e crescendo junto com a aviação agrícola nacional.

Atualmente, o Sindag reúne mais de 250 empresas associadas e mantém atuação em praticamente todo o País. O sindicato participa dos principais debates envolvendo regulamentação, segurança operacional, tecnologia de aplicação, gestão, formação profissional e sustentabilidade.

O trabalho inclui a representação junto aos poderes Executivo e Legislativo nas três esferas de governo, além de órgãos reguladores, entidades do agronegócio, instituições de pesquisa, universidades e organizações da indústria. Também envolve ações de qualificação das empresas e de seus profissionais, além da divulgação de informações técnicas e de defesa do setor.

No cenário internacional, a entidade brasileira mantém intercâmbio com as coirmãs dos Estados Unidos, Canadá, México e países do Mercosul. Acompanhando tecnologias, trocando experiências e discutindo mudanças regulatórias que impactam o setor.

Os 35 anos representam, assim, uma trajetória construída por sucessivas diretorias, empresas associadas, profissionais e parceiros. O compromisso que reuniu 25 empresários em um hangar de São José do Rio Preto continua orientando a entidade: fortalecer a aviação agrícola, aprimorar continuamente suas operações e preparar o setor para os desafios das próximas décadas.