Treinamento de técnicos de órgãos reguladores e de controle ocorre em parceria com Sindag, Ibravag e outras entidades, com foco na transparência e segurança nas operações com drones agrícolas
Quase 60 agentes do Ministério Público Federal (MPF) e de órgãos e fiscalização estaduais participaram da 20ª turma do Curso para Aplicação Aeroagrícola Remota (CAAR) da Mossmann Assessoria e Consultoria Aeroagrícola, encerrada na última sexta-feira (30). As aulas online haviam iniciado na terça-feira (27), abrangendo características básicas dos aparelhos remotamente pilotados, rotinas nas operações em campo, calibração dos equipamentos, segurança e boas práticas operacionais, entre outros temas. A turma teve ainda palestras do diretor operacional do Sindag, Cláudio Júnior Oliveira, e do assessor jurídico da entidade, Ricardo Vollbrecht, falando sobre a importância do setor aeroagrícola, legislação, ações de transparência e melhoria contínua.
Participaram do curso agentes do Ministério Público Federal (MPF) do Rio Grande do Norte e das Procuradorias da República nos Estados de Alagoas, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rondônia, além de 28 servidores da Agência de Defesa e inspeção Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) e 13 da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). A turma especial para agentes fiscais integra o programa de transparência e aproximação institucional do Sindag e da Mossmann.
O objetivo da ação é nivelar o conhecimento e ampliar a capacidade dos agentes, promovendo fiscalizações mais assertivas. A exemplos de cursos ocorridos em fevereiro, e em abril do ano passado, bem como Cursos de Coordenadores e de Executores em Aviação Agrícola (CCAA e CEAA, pra agrônomos e técnicos que atuam na aviação agrícola) ministrados para fiscais estaduais e de Conselhos de Engenharia e Agronomia (Creas).
DRONES
De acordo com o engenheiro agrônomo Agadir Jhonatan Mossmann, diretor da Mossmann e coordenador do CAAR, mais de 150 servidores que trabalham diretamente na fiscalização da atividade aeroagrícola já concluíram o curso. Conforme o agente de Segurança Institucional do MPF Eduardo Ferreira Júnior, o curso é fundamental para que os servidores da instituição possam cumprir suas atribuições funcionais. Já o fiscal estadual Agropecuário da Idaron Sirley Ávila Queiroz aponta que a demanda de aplicações aéreas tem crescido muito em Rondônia. “Por isso, precisamos entender melhor como funciona a questão da aplicação aeroagrícola”, explica o servidor.
Além do Sindag, o CAAR exclusivo para servidores conta com o apoio também do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag), Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav), Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA/SP), Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) e Croplife Brasil.