20 de janeiro de 2024

Conselho do Sindag traça ações do setor para 2024

Reunião dessa sexta-feira (19) definiu que a entidade terá sua assembleia em maio, em Brasília, e focará energia em ações de comunicação e aproximação com a sociedade, além de pesquisas e outras iniciativas

A assembleia anual do Sindag em 2024 será em maio, em Brasília. Além disso, o sindicato aeroagrícola aprovou o plano de investimento do Fundo de Defesa do setor para o ano, focando em ações de comunicação e relacionamento com a sociedade. Incluindo ainda apoio direto a pesquisas científicas para corroborar a eficiência do setor – tanto para combater mitos como para aperfeiçoar e promover as ferramentas aéreas. Essas foram deliberações da primeira reunião deste ano do Conselho Administrativo da entidade, ocorrida na manhã dessa sexta-feira (19). O encontro foi via internet teve a participação de quase todo o colegiado liderado pela presidente Hoana Almeida Santos. Com a presença também do diretor-executivo da entidade, Gabriel Colle, e do diretor operacional, Cláudio Júnior Oliveira.

Os conselheiros e diretores alinhavaram ainda as ações prioritária dos Sindag dentro do Instituto Pensar Agropecuária (IPA) para 2024. No caso, abrangendo questões tributárias, defesa agropecuária e ambiental, além de outros temas. Lembrando que, além de promover o setor agrícola, o IPA presta assessoria à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional. A entidade também faz a interlocução do setor produtivo com o Executivo Federal e o próprio Judiciário.

O Conselho também teve uma apresentação sobre tendência de mercado para 2024, apontando uma esperada alta na demanda por tecnologias no campo. Abrangendo drones, processos de automação, ampliação no uso de inteligência artificial e maior cobrança do mercado pela aplicação de conceitos de ESG (sigla internacional para governança ambiental, social e corporativa). Isso tudo paralelo ao crescimento constante da frota de aeronaves, que teve nova alta em 2023.

REFORÇO INSTITUCIONAL

O Sindag integra o IPA desde julho do ano passado, o que também aumentou bastante a presença de dirigentes aeroagrícolas capital federal – aproveitando a agenda ordinária do Instituto para ações institucionais junto a políticos e órgãos como Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e outras. O que por sua vez foi um reforço à ideia de levar a própria assembleia da entidade a Brasília.

“Isso mais a facilitação da logística para os associados”, comentou o diretor Gabriel Colle, considerando a maior proximidade para empresários do Centro-Oeste, Nordeste e mesmo parte do Sudeste. Assim, além não precisarem se deslocar até Porto Alegre (onde fica a sede do Sindag), os integrantes da plenária poderão ainda adiantar agendas junto órgãos na capital federal e fazer visitas a gabinetes.

Já os temas comunicação e relacionamento com a sociedade também devem reverberar nos próximos meses. Isso porque a ideia é incentivar os próprios empresários a ampliarem as ações de transparência e comunicação em suas regiões. Abrangendo eventos como dias de campo, visitas de escolas e universidades bases aeroagrícolas, além do próprio relacionamento com a imprensa local.

Além de potencializar iniciativas do Sindag e do Ibravag, como a campanha Chega de Preconceitos Contra a Aviação Agrícola. E outras estratégias que não só estarão em pauta no assembleia de maio, como também deverão integrar a programação do Congresso da Aviação Agrícola do Brasil 2024, marcado para agosto, no Mato Grosso.

RUMOS: foco do setor aeroagrícola em 2024 abrange apoio a pesquisas para comprovar credenciais das tecnologias do segmento e combater mitos – Foto: Castor Becker Júnior/C5 News Press