12 de julho de 2023

Sindag passa a integrar o IPA e busca ampliar o debate nacional sobre o setor

Foco da entidade aeroagrícola é uma ação massiva de comunicação com as entidades parceiras que assessoram a FPA e fazem a interlocução com o Executivo e o Judiciário, focada principalmente em combater mitos

O Sindag foi oficializado nesta terça-feira (11), em Brasília, como a 51ª entidade do Instituto Pensar Agropecuária (IPA). Por conta disso, na parte da tarde a presidente do sindicato aeroagrícola, Hoana Almeida Santos, coordenou a pauta no IPA – apresentando uma visão geral do setor aeroagrícolas, seus desafios e as principais demandas do setor. Hoana estava acompanhada do conselheiro Francisco Dais da Silva e do diretor-executivo, Gabriel Colle. Também integraram a comitiva da entidade o diretor operacional Cláudio Júnior Oliveira e os assessores Jurídico, Ricardo Vollbrecht, e Parlamentar, Napoleão Salles.

Conforme Hoana, o encontro foi bastante positivo, à medida o grupo pôde apresentar a entidades de uma parcela importante do setor produtivo nacional a urgência da valorização do segmento aeroagrícola. Isso com foco em uma ação massiva de comunicação para combater mitos contra a aviação agrícola – que são usados politicamente para potencializar uma verdadeira guerra contra o agronegócio (apesar do segmento ser responsável por entre 25% e 30% da própria riqueza do Brasil).

“Todos ficaram sensibilizados com a questão envolvendo iniciativas de tentar proibir o setor e a própria questão do STF (cujo julgamento sobre a constitucionalidade da proibição no Ceará está na fase dos chamados embargos declaratórios). Saímos do encontro muito otimistas com a possibilidade de avançarmos em um projeto para mudar a percepção do setor”, destacou a dirigente aeroagrícola.

Com mais de 75 anos de história no Brasil, a aviação agrícola é a única ferramenta com regulamentação específica para o trato de lavouras, possui praticamente todo o quadro formado por técnicos e conta com tecnologias de ponto. Ainda assim é combatida pela falta de conhecimento de seus predicados e sua história. A reunião com as outras entidades do agro nesta terça serviu também para chamar a atenção sobre o risco dessa irracionalidade colocar em risco a própria segurança no campo.

Criada em 2011, a entidade tem como foco a promoção do setor agrícola e presta assessoria à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no Congresso Nacional. A entidade também faz a interlocução do setor produtivo com o Executivo Federal e o próprio Judiciário. Antes da reunião no IPA, a comitiva do Sindag ainda participou da reunião-almoço da FPA.

ESTREIA: Hoana conduziu a primeira reunião do grupo com a participação do sindicato aeroagrícola, que debateu estratégias para valorização do setor

COMITIVA (a partir da esq): Júnior Oliveira, Francisco Dias, Hoana, napoleão Sales, Ricardo Vollbrecht e Gabriel Colle