4 de junho de 2021

Sindag lança manual de boas práticas e firma parceria com órgão de fiscalização

O Guia para Aplicação Aérea Segura é acessível gratuitamente e parceria com o Iagro prevê treinamento de fiscais e ações com o Colmeia Viva junto a produtores e apicultores no MS

Um manual abordando desde a tecnologia embarcada nos aviões agrícolas, até o planejamento das operações, passando pelo papel de cada profissional e as técnicas e equipamentos para garantir a eficiência em campo, além da segurança ambiental e pessoal em cada missão. Assim é o Guia para Aplicação Aérea Segura, lançado nesta sexta-feira (4), pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). A publicação tem como autores os agrônomos e consultores técnicos Eduardo Cordeiro de Araújo e Marcelo Drescher – duas das maiores autoridades do setor no Brasil.

O Guia é disponibilizado no formado ePub – padrão de livros e textos digitais que se adequa a qualquer tipo de tela, comum para e-books). A publicação digital é de acesso gratuito e dirigida a profissionais de todo o País. Sua elaboração faz parte do projeto Aviação Agrícola 2022, do Sindag e com patrocínio da Syngenta. A publicação é dirigida tanto a operadores aeroagrícolas quanto pilotos, técnicos, agrônomos e todo o pessoal que atua ou pretende atuar no setor. O que inclui também produtores rurais e até agentes reguladores.

Sobre isso, aliás, a novidade veio na mesma semana em que o Sindag firmou parceria com a Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul (Iagro) – justamente para troca de informações e ações conjuntas para operações aeroagrícolas 100% seguras no Estado. A assinatura do convênio Acordo de Cooperação Técnica 004/21 foi via digital, na quarta-feira (2). O ato ocorreu (e foi festejado) dentro de mais uma edição do Sindag na Estrada – a série permanente de encontros (agora virtuais) entre o sindicato aeroagrícolas e suas associadas e parceiros, que atualmente ocorre via web.

MELHORIA CONTÍNUA

O presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva, lembrou que o Guia (anunciado em primeira mão no evento de quarta) e o convênio fazem parte de uma série de ações de melhoria contínua e transparência do setor. “Por isso agradecemos ao Iagro pela aproximação. É importante essa oportunidade de levarmos conhecimento aos fiscais, para que eles entendam a aviação. Ao mesmo tempo, é nosso interesse também combater quem vive à margem da regulamentação”, destacou Magalhães. “As empresas reguladas querem fazer o serviço correto”, arrematou o dirigente.

“Nós acreditamos em uma agricultura sustentável, com toda a forma correta de manejo. Essa parceria é um grande momento para o setor”, destacou o diretor-presidente do Iagro, Daniel de Barbosa Ingold. O convênio vai até dezembro de 2022 e está dividido em cinco fases. Entre as metas está a capacitação de 40 (quarenta) fiscais agropecuários do Estado, quanto os aspectos técnicos, de segurança e eficiência das aplicações aéreas. Além disso, 100% das empresas de aviação agrícola do Mato Grosso do Sul devem passar por cursos reforçando os aspectos de conformidade sanitária das operações, com foco principalmente em minimizar riscos ambientais.

PLANO E METAS: Magalhães e Ingold assinaram a parceria Sindag/Iagro durante o Sindag na Estrada com operadores do MS

ABELHAS

O acordo entre o sindicato aeroagrícolas e o Iagro também abrange a integração de informações por meio de ferramentas de tecnologia. Neste caso, melhorando a comunicação não só entre as partes, mas também para produtores agrícolas e outras pessoas envolvidas nas operações. Neste caso, o primeiro passo já começou a ser dado imediatamente, com o envolvimento do movimento Colmeia Viva – cujos coordenadores também participaram da reunião da última quarta-feira.

Conforme o coordenador Daniela Espanholeto, o programa do Sindiveg deve dar suporte na proteção de insetos polinizadores principalmente durante a Situação de Emergência Fitossanitária que começou a valer no Estado para o combate a lagartas que atacam o plantio de florestas. Na prática, os processos de manejo e a tecnologia de para mapeamento de colmeias deverão ser implantadas no Estado para proteção das abelhas.

Como em todos os locais onde o Colmei Viva atua, o que inclui a aproximação com os apicultores e a comunicação com os produtores e aplicadores. O Sindag é parceiro do Colmeia Viva desde seu início em 2014, tendo participado, por exemplo, da divulgação de ferramentas como o APP para mapeamento de abelhas. Desde dezembro do ano passado, o sindicato aeroagrícolas também integra o programa EAD de boas práticas da iniciativa, com aulas virtuais sobre segurança nas aplicações