25 de setembro de 2022

Sindag informa ações do biênio ao Pacto Global da ONU

Entidade aeroagrícola é signatária da iniciativa desde 2016 e relatório das atividades 2020/2022 junto ao setor foi encaminhado na última semana os órgão internacional

A promoção do protagonismo feminino através da parceria com o projeto Asas da Esperança, as ações do Programa de Desenvolvimento de Colaboradores do Sindag (Decolar), a visitação de crianças e estudantes às empresas de aviação (promovendo a transparência do setor e divulgando sua eficiência e segurança) e ações de reponsabilidade socioambiental das aeroagrícolas. Além de ações de melhoria contínua promovidas pelo sindicato aeroagrícola (com destaque para o MBA Gestão, Inovação e Sustentabilidade do setor). Esses foram alguns itens do relatório bianual da entidade aeroagrícola para o Pacto Global da ONU. Na documentação (enviada na última semana à sede das Nações Unidas via Rede Brasil do programa), o presidente do Sindag, Thiago Magalhães Silva aproveitou para reforçar o apoio da entidade aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do programa.

O sindicato aeroagrícola é signatário do Pacto Global desde 2016. Com um trabalho forte especialmente na promoção e boas práticas e no treinamento de lideranças e empresários para melhorar o ambiente de trabalho e aperfeiçoar a gestão. A iniciativa da ONU parte do princípio de que o crescimento econômico global não pode ser descolado da atenção aos seus impactos ambientais e sociais. De modo que a sustentabilidade deve ser trabalhada de forma estratégica pelas instituições que apoiam a iniciativa.

Nesse sentido, objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU se desdobram ainda em 169 metas e 231 indicadores. Até o final deste ano, as ações deveriam ser voltadas especialmente para Fome zero e agricultura sustentável, Igualdade de gênero, Água potável e saneamento, Ação contra a mudança global do clima e Paz, justiça e instituições eficazes – respectivamente, os ODS 2, 5, 6, 13 e 16.

DESTAQUES DO RELATÓRIO

Sobre a parceria com o Asas da Esperança, o destaque foi a série de lives Diário de Bordo Delas, promovida em 2021. A iniciativa teve uma série de debates entre agosto e dezembro, sobre temas como carreiras, empreendedorismo feminino no agro, saúde e outros temas. Com a participação também do Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) e totalizando mais de 800 espectadores via redes sociais e YouTube.

No caso do Programa Decolar, ele abrange o pessoal contratado pelo Sindag e pelo Ibravag. O foco é o desenvolvimento individual dos participantes – não só profissionalmente, mas também com ganho de qualidade de vida pessoal. O Decolar tem um ano de duração e termina no próximo mês de novembro.

Já quanto aos trabalhos de transparência, aproximação do setor com a sociedade e o foco socioambiental, o relatório para o Pacto Global citou exemplos como as visitas de crianças às empresas MS Aviação Agrícola, no Mato Grosso do Sul; Tangará Aeroagrícola, em São Paulo, e Mercaer Aviação Agrícola, no Rio Grande do Sul. Todas festejando o Mês da Criança no ano passado. Sem esquecer do trabalho da Fort Aviação Agrícola, em Goiás, para reflorestamento e recuperação de uma nascente. Neste caso, festejando o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para completar, citando ainda as campanhas institucionais do Sindag em datas como Janeiro Branco (saúde mental), Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (contra o câncer de próstata) entre outras, o relatório sobre ações que integram os objetivos do pacto global abrange também os predicados de segurança e sustentabilidade da ferramenta aérea, como economia de água, tratamento de resíduos e eficiência para o aumento da produtividade de alimentos.

E aí vem o link com o próprio MBA aeroagrícola, que tem foco justamente em proporcionar visão sistêmica e plena de uma empresa aeroagrícola, com ênfase na gestão, inovação e sustentabilidade da atividade. Tendo tido este ano a formatura de suas duas primeiras turmas e o início das aulas para sua terceira leva de alunos.