2 de novembro de 2023

A origem do termo Cavag

Embora a denominação mais atual seja de cursos de PAGA ou PAGH, derivadas das siglas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para as habilitações, respectivamente, de Piloto (P) Agrícola (AG) de Avião (A) e de Piloto (P) Agrícola (AG) de Helicóptero (H), o termo “CAVAG” ainda é o mais usual do setor.  

Ele é originário do Decreto nº 56.584, de 20 de julho de 1965, que instituiu oficialmente o Curso (C) de Aviação (AV) Agrícola (AG) no Brasil.

Até então, esses profissionais não tinham formação específica e, para sua atuação, valia o profissionalismo e experiência no comando das aeronaves em voos de baixa altura e desviando de obstáculos.

O termo Cavag designou oficialmente, durante décadas, a formação de pilotos na antiga Fazenda Ipanema, que era mantida pelo Ministério da Agricultura em Sorocaba, no interior paulista (em uma área hoje pertencente ao município de Iperó.

Essa verdadeira “academia” de pilotos para o setor funcionou entre o final dos anos 1960 até 1992, sacramentando definitivamente no linguajar setor a antiga denominação da formação de pilotos de aviões e helicópteros para atuarem no trato de lavouras.   

Para saber mais, clique AQUI

FORMAÇÃO ESPECÍFICA: legislação que criou e coordena os cursos de pilotos para atuar no segmento aeroagrícola nasceu em 1965 e tem sido atualizada desde então – embora o nome usual da formação nunca tenha mudado, mesmo com a adoção de siglas diferentes pela Anac no passar dos anos
Foto: Castor Becker Jr/C5 NewsPress

Comments

wonderful comments!