6 de junho de 2024

Setor produtivo emite nota contra a MP 1.227/24

Mais de 50 entidades do setor produtivo alertam para o desastre para a economia do País da iniciativa do governo de não permitir a compensação de créditos para abater tributos

O Sindag engrossou o coro das 52 entidades do setor produtivo contra a Medida Provisória 1.227/24, publicada na terça-feira (4) pelo governo federal para compensar a volta da desoneração da folha de pagamentos. A MP mexe nas regras de ressarcimento do PIS/Cofins pelas empresas. Na prática, impedindo-as de utilizar os créditos de PIS/Cofins para pagamentos de débitos tributários com a Receita Federal.

Iniciativa considerada desastrosa e descabida, à medida que favorece a cumulatividade de tributos em nome de sustentar a máquina pública. O que aumenta severamente os custos operacionais das empresas e de todo o agronegócio, fazendo que com a conta acabe chegando na população pelo aumento de preços dos produtos (inclusive os itens básicos de alimentação).

O setor considera inconcebível uma ação que atinja tão a saúde da economia do País, colocando em risco o próprio bem-estar da população. Ainda mais em nome de sustentar a máquina pública enquanto o próprio governo federal já atingiu um recorde de arrecadação.

Confira abaixo íntegra da nota conjunta – ou clique AQUI para abrir o arquivo :