24 de novembro de 2021

Bate-papo sobre regras para o uso de drones em lavouras

O Encontro Técnico da Revista AvAg abordou desde requisitos operacionais até documentação com a chefe do DAA do Mapa e a coordenadora do Sisvag

Para quem ainda não viu e opera ou pretende operar drones na agricultura, o vídeo do V Encontro Técnico da Revista Aviação Agrícola pode ser conferido abaixo. O evento foi no último da 18, com a participação da chefe da Divisão de Aviação Agrícola (DAA) do Ministério da Agricultura, Uéllen Lisoski Duarte Colatto, e da consultora e coordenadora do Sistema de Documentação Aeroagrícola (Sisvag) do Sindag, Cléria Mossmann. A mediação foi do coordenador de Projetos do Ibravag, Rodrigo Almeida.

Veja no final do texto

Uélen falou sobre as regras estabelecidas pela Portaria 298/21, que entrou em vigor em outubro e abrange requisitos e procedimentos para operadores de aparelhos remotos no trato de lavouras. Ela esclareceu as principais dúvidas dos operadores e profissionais do setor – desde os cursos necessários até o envio de relatórios operacionais via Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro). Já Cléria foi mais fundo nas exigências e burocracia do setor junto a todos os outros órgãos, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), órgãos de Defesa Sanitária e Ambiental dos Estados e outros.

O evento, promovido pelo Sindag e Ibravag, teve também a participação do presidente do Instituto aeroagrícola, Júlio Augusto Kämpf. Lembrando também que os Encontros Técnicos da Revista AvAg integram o Projeto Aviação Agrícola 2022, do sindicato aeroagrícola, que tem patrocínio da Syngenta.