12 tipos de indicadores de vendas – Parte I

Na última semana, destacamos a importância dos indicadores para qualquer profissional que atue com vendas – aliás, indicadores são necessários para medir resultados em todas as profissões.

Você já deve, inclusive, ter visto a frase “O que não é medido, não é gerenciado”. De certa forma, ela traduz tudo o que discutimos por aqui no último texto. Você concorda?

A partir de hoje, vamos nos aprofundar nos tipos de indicadores, para que você possa conhecer e avaliar quais deles podem se aplicar à sua empresa e contribuir para gerar mais negócios e oportunidades.

Confira a primeira parte da série 12 tipos de indicadores de vendas!

1 – Volume de vendas

Basicamente, é o controle do total de vendas realizadas em um período determinado. Você pode estabelecer uma meta mensal de vendas e fazer o acompanhamento diário e semanal, analisando se você (ou a sua equipe) está atingindo os resultados. Caso isso não esteja acontecendo, repense estratégias para não chegar ao final do mês sem alcançar o objetivo estipulado.

2 – Custo de aquisição de clientes (CAC)

Para chegar a esse número, pegue o custo total de vendas e marketing que você teve dentro de um mês ou com o desenvolvimento de uma campanha nova, por exemplo, e divida pelo número de novos clientes que você obteve nesse período ou com essa campanha. É uma forma prática de avaliar quanto você precisou investir para conquistar um novo consumidor.

3 – Lifetime Value (valor de tempo de vida)

Esse indicador é obtido quando multiplicamos o tíquete médio de vendas pelo número de vendas repetidas e pelo tempo médio de retenção do cliente. Podemos dizer que é uma estimativa de receita que o cliente vai gerar durante todo o período de relacionamento com a empresa, portanto, tenha sempre as informações atualizadas no sistema e facilite o alcance desses dados.

4 – Retorno sobre investimento (ROI)

Para saber se o seu investimento está gerando retorno e se esse retorno está ocorrendo dentro de um prazo previsto, divida o seu lucro ou receita líquida pelo total de investimentos realizados. Você pode calcular o ROI sobre os investimentos realizados em diferentes canais ou frentes, avaliando o desempenho de cada um deles para o seu negócio.

Curioso para conhecer mais indicadores de vendas? Nos vemos na próxima semana, com mais dicas para aplicar no seu dia a dia.

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

Até breve!

Forte abraço!