12 tipos de indicadores de vendas – Parte II

Nesta semana, vamos dar sequência aos indicadores de vendas, contemplando mais quatro tipos para você aplicar no dia a dia do seu negócio. Já conhecemos, no último artigo, o que é o indicador de volume de vendas, como calcular o custo de aquisição de clientes, aprendemos sobre o lifetime value e o que é retorno sobre o investimento.

Agora, daremos continuidade com outras métricas. Lembre-se que a mensuração de resultados é um passo fundamental no processo de vendas, por isso, os indicadores são seus aliados na busca por melhores resultados.

5 – Abertura de clientes

Esse indicador, nada mais é, do que o número de novos clientes, conquistados pela sua empresa, em um determinado período ou campanha. Analisando esses dados, é possível identificar quais ações de prospecção foram ou estão sendo mais efetivas.

6 – Taxa de retenção

Para fazer este cálculo, utilize a seguinte fórmula: ((CE – CN) / CS)) X 100. Considere CE como o número total de clientes no fim de um período analisado, CN como a quantidade de novos clientes que foram conquistados dentro desse período e CS como o total de clientes no começo do mesmo período.

7 – Tíquete médio

Nesse caso, dividimos o valor total de vendas de um período pelo número de vendas realizadas. Com esse número, é possível avaliar quais vendedores estão tendo um melhor desempenho, além de identificar produtos com maior aceitação ou visualizar regiões que podem ser melhor exploradas pela equipe comercial, por exemplo.

8 – Parcela de inadimplentes

Para descobrir o índice de inadimplência da sua empresa, some todos os valores de créditos em atraso e multiplique por 100. Depois, divida pelo valor das vendas a prazo. Assim, você saberá que percentual do faturamento ainda não entrou na empresa e poderá corrigir possíveis falhas no seu processo de vendas, afinal, de nada adianta ter um bom volume de vendas se você não está recebendo os pagamentos em dia.

Na próxima semana, traremos mais dicas de indicadores para o seu negócio. Até lá!

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

Até breve!

Forte abraço!