12 tipos de indicadores de vendas – Parte III

Até agora, já vimos oito tipos de indicadores de vendas que podem ser utilizados na sua empresa. Você pode, é claro, identificar os que mais se encaixam com o perfil do seu negócio, além de adotar indicadores diferentes conforme necessário. O que não vale é ficar sem mensurar seus resultados, combinado?

Confira, abaixo, os últimos quatro tipos de indicadores de vendas que selecionamos para você:

9 – Lucratividade

Para saber se sua empresa está tendo lucro com as vendas, divida o lucro líquido pela receita total e divida o resultado por 100. Assim, poderá avaliar como está sua margem ou se os vendedores estão concedendo muitos descontos, por exemplo.

10 – Ciclo médio de compra

Essa métrica permite analisar quanto tempo o cliente demora para voltar a comprar de você. Com isso, é possível identificar padrões de consumo, verificar quais clientes estão inativos há mais tempo e, ainda, criar estratégias para que as compras sejam mais recorrentes.

11 – Net Promoter Score

Conhecido como NPS, esse é um dos indicadores mais importantes, pois ele mede a satisfação dos seus clientes com seu produto ou serviço. Para isso, questione: “Numa escala de 0 a 10, qual a chance de você recomendar a nossa empresa a um amigo?”. As respostas de 0 a 6 classificam o cliente como um potencial detrator da sua empresa; de 7 a 8, indicam que ele é neutro e, de 9 a 10, sugerem que ele é um promotor. O NPS é obtido, então, subtraindo-se o percentual de clientes detratores do percentual de clientes promotores.

12 – Índice de satisfação da equipe

Além de conhecer a satisfação dos seus clientes, é importante que você adote mecanismos para medir o quanto sua equipe está satisfeita. Sabemos que essa satisfação tem relação direta com a entrega dos resultados, portanto, esteja sempre atento a essa métrica.

Então, o que achou dos indicadores vistos até aqui? Quais deles são novidade e quais você já utiliza no seu negócio?

Se ficou com alguma dúvida, não hesite em nos chamar e trocar uma ideia sobre isso.

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

Até breve!

Forte abraço!