4 dicas para criar senso de urgência no cliente

Se você é vendedor, provavelmente já passou por essa situação: fez todo o processo de negociação com o cliente e, mesmo com tudo acertado, ao final, ele se enrolou para fechar o pedido.

 

Situações como essa podem ser mais comuns do que você imagina, porém, elas não precisam virar rotina. Existem formas de criar senso de urgência no cliente, mas ele precisa realmente estar convencido de que precisa do seu produto ou serviço.

 

Confira, abaixo 4 dicas que podem te ajudar nessa etapa da venda!

 

1 – Permita ao cliente reconhecer que ele precisa do seu produto ou serviço

 

Sabendo que o cliente só vai comprar se realmente tiver necessidade, é importante que você o ajude a reconhecer que precisa do seu produto ou serviço. Assim, ele terá mais urgência para fechar o negócio. 

 

Nesse sentido, você pode fazer algumas perguntas, como: Você está satisfeito com os resultados atuais? Quais seriam os principais ganhos ao solucionar esse problema? Como você se sentiria resolvendo esse problema?

 

2 – Ouça mais o seu cliente e deixe que ele reforce a necessidade

 

Se você ficar falando demais sobre o seu produto ou serviço, o cliente pode, facilmente, te dispensar. Por isso, você precisa ouvi-lo com atenção e deixar que ele fale dos problemas por si só – você apenas vai instigá-lo a isso, fazendo as perguntas certas.

 

No momento em que ele mesmo identificar os problemas, verá a necessidade da sua oferta e terá urgência no negócio.

 

3 – Foque no real problema do cliente

 

Por mais que seu produto ou serviço tenha dezenas de vantagens, você terá mais sucesso se focar seu discurso naquela que resolve o problema apresentado pelo cliente. 

 

Tenha bastante clareza ao repassar as informações e mostre que você está disposto a ajudar, sem parecer que você quer empurrar aquilo para ele.

 

4 – Preocupe-se em criar um bom relacionamento

 

O bom vendedor não quer apenas oferecer seu produto ou serviço, mas mostra-se verdadeiramente disposto a solucionar o problema.

 

Portanto, você pode agregar valor à negociação indicando outras ferramentas que ajudem na resolução desse problema: indicar um livro, uma capacitação ou outro recurso que possa contribuir com ele e ainda gerar confiança, estreitando seu relacionamento com o cliente.

 

Preparado para colocar essas dicas em prática e testá-las em suas negociações?

 

Antes de tudo, lembre-se: o cliente precisa ter clareza do problema e, só assim, sua proposta terá valor para ele.

 

Faça uma ótima semana e boas vendas!

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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