5 dicas para exercer a empatia com os clientes

Agora que você já entendeu a importância de usar a empatia em suas negociações e no relacionamento com o cliente, é hora de estudarmos como desenvolver essa habilidade e demonstrá-la em atitudes cotidianas.

Acompanhe as 5 dicas que selecionamos para você!

1 – Ouça atentamente seu cliente

Já falamos muito sobre isso, mas vale ressaltar que ouvir o seu cliente com atenção é um grande passo para estabelecer uma relação de confiança e conseguir oferecer o que ele precisa. Mostre-se verdadeiramente interessado em ouvir o problema e somente depois apresente seu produto ou serviço, adequando sua fala de acordo com a necessidade do outro.

2 – Mostre que você é igual a ele

Ou seja, depois de entender a dor desse cliente, comente sobre uma situação semelhante pela qual você passou, demonstrando que você tem empatia, reconhece o problema vivido por ele e quer ajudá-lo. Esse é um exemplo prático do uso do rapport, uma técnica de Programação Neurolinguística (PNL) para gerar conexão e confiança.

3 – Tome cuidado com as palavras e julgamentos

Palavras podem ferir, por isso, sempre pense antes de falar e procure se expressar com respeito e carinho, sem julgamentos.  Assim, você pode evitar muitas discussões, mal entendidos e outras consequências causadas pelo fato de falar sem se colocar no lugar do outro. Com certeza, suas relações serão melhores se você tomar esse cuidado, evitando também cometer algumas gafes junto aos clientes.

4 – Colha e valorize os feedbacks

Estar atento aos feedbacks e usá-los para aprimorar seu atendimento, os processos dentro da empresa e até mesmo os produtos e serviços que você oferece é uma maneira de exercer a empatia. Crie espaços para colher essas opiniões e agradeça sempre aos clientes pelas críticas e sugestões, pois elas serão insumo para você promover as ações necessárias ao seu negócio.

5 – Desenvolva a cultura da empatia com seu time

A empatia precisa estar enraizada na cultura da empresa, sendo uma prática comum na rotina de todos. Nem sempre isso é fácil, portanto, invista em capacitações, oportunize momentos de troca e simule situações reais para que todos possam treinar e se engajar com a causa, contribuindo para o sucesso coletivo.

Curtiu nossas dicas? Agora é colocar em prática e treinar muito.

Faça uma excelente semana!

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

Até breve!

Forte abraço!