5 dicas para inovar em tempos de crise

Diz-se por aí que, em tempos de crise, inovar é a única saída. E você concorda que essa afirmação faz todo o sentido? Por isso, para fechar o ciclo de artigos do mês de julho, hoje vamos abordar esse tema.

Sabemos que muitas das soluções inovadoras surgem em épocas difíceis, quando não há outra saída a não ser desenvolver uma nova percepção e fazer diferente.

Muitas vezes, a mudança já era percebida como algo necessário antes, porém, só se tornou latente depois que a crise apertou.

Ou seja, um momento de crise pode ser o impulso que você precisava para pensar e agir além da sua zona de conforto, alcançando resultados que não imaginava e saindo à frente de seus concorrentes. Uau!

Você está pronto para inovar no seu negócio?

Confira nossas dicas de como você pode fazer isso:

1 – Tenha um planejamento estratégico

Se sua empresa está sendo afetada pela crise, ter um planejamento estratégico é ainda mais importante, pois ele permitirá que você analise o cenário atual, defina metas e consiga planejar seus próximos passos.

2 – Incentive a criatividade e as novas ideias

As grandes ideias surgem de dentro para fora, ou seja, entre seus próprios colaboradores, que vivem o dia a dia da empresa. É importante incentivar a equipe a estimular a criatividade e propor soluções, não esquecendo de enviar feedbacks e reconhecer os esforços.

3 – Analise os riscos do seu negócio

Essa dica é muito valiosa se você está pensando em oferecer um novo produto ou serviço no mercado. Antes de investir mais tempo e dinheiro, faça testes para saber como será a aceitação dos seus clientes e quais são os possíveis problemas envolvidos e que podem ser corrigidos.

4 – Ouça seu cliente

Vale muito a pena tirar um tempo para conversar com seus clientes, entender quais são suas necessidades, qual é a percepção que eles têm da sua empresa e o quanto estariam dispostos a adquirir seu novo produto ou serviço. Uma boa ideia é também elaborar um questionário on-line para mapear essas informações.

5 – Faça parcerias

Reconheça o quanto as parcerias com outras empresas e instituições ajudam a fortalecer o seu negócio, reduzir custos e divulgar a sua marca. Pense em outros empreendimentos que possam ser seus parceiros e analise de que forma vocês podem se ajudar.

Que tal nos enviar sua dúvida ou sugestão?

Não deixe de nos enviar suas dúvidas sobre os temas tratados ou fazer sugestões de novos conteúdos. Sua opinião é muito importante e será recebida com enorme satisfação.

Até breve!

Forte abraço!