5 dicas para melhorar suas técnicas de negociação

Agora que você já conhece as 4 regras de ouro da negociação, pode ficar ainda mais preparado com essas dicas que separamos para você melhorar suas técnicas e negociar com mais confiança e assertividade. Confira!

 

1 – Estude e prepare-se para abordar o cliente

 

Para que sua abordagem junto ao cliente seja positiva e gere os resultados esperados, você precisa se preparar à altura. Buscar conteúdos como este artigo, por exemplo, é uma forma de aprimorar seus conhecimentos. 

 

Além disso, estude seu cliente, entenda suas necessidades e antecipe-se com possíveis objeções ao seu produto ou serviço. Quanto mais preparado você estiver, maiores as suas chances de sucesso.

 

2 – Faça perguntas e ouça o cliente com atenção

 

Para saber o que o cliente procura e poder contornar as objeções, faça as perguntas certas e ouça com atenção. Se ele disser que seu produto está caro, por exemplo, pergunte a ele “está caro em relação a quê?” e tenha um comparativo para entender o que o cliente está considerando na negociação. 

 

Falar menos e ouvir mais é uma boa estratégia para você compreender o cliente e oferecer a solução mais adequada à sua necessidade. Demonstre empatia e esteja verdadeiramente interessado em fazer uma negociação que beneficie ambos os lados.

 

3 – Use argumentos a partir das respostas do cliente

 

Se ele responder que não pode pagar pelo seu produto ou serviço no momento, pergunte se o parcelamento é uma boa alternativa e argumente com os benefícios que ele terá ao adquirir sua solução agora mesmo. Contornar as objeções será mais fácil se você se preparar com antecedência, ouvir o cliente com atenção e tiver os argumentos na ponta da língua.

 

4 – Saiba fazer concessões

 

Conhecendo bem sua solução e as situações em que você tem margem para negociar, é possível fazer concessões e mostrar ao cliente que você está disposto a encontrar a melhor condição para os dois saírem ganhando. Um bom vendedor precisa ter essa flexibilidade e jogo de cintura para favorecer o fechamento.

 

5 – Conduza o fechamento do negócio

 

Após contornar as objeções e evidenciar os benefícios da solução para o seu cliente, faça perguntas afirmativas para conduzir o fechamento do negócio. Assim como as etapas anteriores, essa também requer muita habilidade e conhecimento do vendedor. Por isso, esteja em constante aprimoramento.

 

Com este artigo, finalizamos o conteúdo sobre negociação. Nos próximos conteúdos, vamos estudar mais a fundo o tema fechamento.

 

Faça uma ótima semana!

 

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

 

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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