5 erros que você não pode cometer na sua proposta comercial

Agora que você já sabe o que precisa constar na sua proposta de venda, chegou a hora de vermos os erros que você não pode cometer ao elaborar esse documento. Afinal de contas, sua proposta refletirá no sucesso da negociação.

Portanto, fique atento aos 5 erros que você não pode cometer na sua proposta comercial:

1 – Atrasar a formalização da proposta

Sempre que um cliente solicitar orçamento, priorize a elaboração da proposta e envie o quanto antes, para não perder essa oportunidade para um concorrente. De qualquer forma, seu material precisa estar impecável, ou seja, não deixe que a pressa interfira na qualidade da sua proposta. O que você pode fazer, para agilizar esse processo, é ter modelos de propostas previamente definidos, que você vai adequar conforme a necessidade de cada cliente.

2 – Achar que a venda está garantida

Muitos vendedores acreditam que enviar a proposta é uma mera formalidade e, por isso, acabam não dando a devida atenção a essa etapa, pensando que o cliente já está propenso a fechar negócio. Esse excesso de confiança pode levar você a perder um potencial cliente para a concorrência.

3 – Não ter clareza na proposta

É essencial que você tenha clareza sobre o que o seu cliente precisa e qual é o objetivo da proposta. Somente assim, conseguirá elaborar algo que realmente atenda ao que ele precisa, destacando os benefícios que são importantes pra ele. Seja objetivo e certifique-se de que o cliente terá total entendimento da proposta, pois, se ele ficar confuso, pode perder o interesse.

4 – Enviar uma proposta muito padronizada

Algumas informações são padronizadas, porém, o escopo da proposta precisa considerar a realidade e a necessidade de cada cliente. Ou seja, você não pode ser tão impessoal, dando a impressão de não conhecer a fundo o que o cliente precisa. Mostre-se verdadeiramente interessado e capriche na proposta.

5 – Não revisar a proposta antes do envio

Ao revisar o material, você evita cometer erros bobos, como esquecer uma informação ou escrever uma palavra errada, dando a impressão de que foi descuidado e não prestou atenção aos detalhes. Sendo assim, vale a pena tirar alguns minutos e checar toda a proposta antes de enviá-la ao cliente.

Agora é com você! Fique de olho para não cometer esses erros e tenha mais sucesso em suas próximas negociações.

Faça uma ótima semana e boas vendas!

Até breve!

Forte abraço!