6 dicas de liderança para aplicar hoje mesmo

O sucesso de uma equipe ou organização está muito atrelado à figura de seu líder. Isso porque os líderes têm a grande tarefa de orientar, engajar e inspirar seus seguidores por meio do exemplo, o que nem sempre é simples, por envolver diversos fatores.

Segundo pesquisa realizada pela KPMG, 91% dos colaboradores consideram que os líderes não atuam o tempo todo alinhados com a visão e os valores da empresa. Além disso, 70% veem poucos líderes como justos e inspiradores.

Números como esses só enfatizam a necessidade de nos desenvolvermos cada vez mais enquanto líderes, impactando positivamente nas equipes e, consequentemente, nos resultados das empresas.

Portanto, destacamos abaixo 6 dicas de liderança para você colocar em prática e aprimorar suas habilidades.

1 – Esteja aberto a ideias, opiniões e sugestões

Um bom líder precisa ser receptivo com as ideias, opiniões e sugestões da equipe, afinal de contas, sabe que não trabalha sozinho e que todos podem contribuir com seu conhecimento e experiência. Sempre que receber sugestões, é importante avaliar e dar feedbacks, estimulando essa prática dentro da equipe e tornando o ambiente mais inovador.

2 – Converse com a equipe e saiba o que eles esperam de você

Conhecer bem as pessoas que trabalham com você é muito importante para liderar com eficiência, permitindo alinhar as expectativas dos colaboradores com as da empresa. Converse com a equipe regularmente para entender o que ela precisa de você enquanto líder, por exemplo: fazer reuniões mais frequentes, ter retornos mais rápidos, investir mais em capacitações, entender melhor os objetivos da empresa etc.

3 – Reconheça diferentes perfis dentro da equipe

Cada membro da equipe tem um perfil e, quando você reconhece essas diferenças e os pontos fortes de cada um, pode colocá-los em posições estratégicas dentro da empresa e extrair o máximo dessas habilidades. Enquanto uns são mais analíticos e gostam de dados, outros são mais comunicativos e preferem atividades mais criativas. Há ainda os que têm uma grande habilidade de integrar a equipe, ao passo em que outros apresentam uma visão mais empreendedora e são movidos por desafios.

4 – Dê exemplo com suas atitudes

Para inspirar as pessoas ao seu redor e fazer com que elas melhorem seus resultados, comece pelo exemplo. Se você acredita que as pessoas precisam ser mais qualificadas, mostre que você está em desenvolvimento contínuo, crie incentivos para capacitações e apresente a elas as vantagens de ser um profissional qualificado, por exemplo. Do mesmo modo, se você quer que elas tenham mais responsabilidade e foco na entrega dos resultados, cumpra sempre com suas obrigações e mostre os resultados a elas.

5 – Tenha equilíbrio

Aqui, falamos não apenas em equilíbrio emocional, mas em diversas situações que permeiam o trabalho do líder: equilíbrio ao fazer críticas ou elogios, ao definir orçamentos e premiações, ao delegar tarefas etc. Seu equilíbrio enquanto líder vai interferir diretamente na motivação, engajamento e produtividade da equipe.

6 – Tenha consciência do que não fazer

Além de conhecer as atitudes esperadas de um líder, é importante saber quais não devem fazer parte da sua rotina. Entre elas, citamos: criticar em público, perder o equilíbrio emocional, tratar os colaboradores como peças que podem ser substituídas, estipular metas inatingíveis, ignorar a vida pessoal dos membros da equipe, ser um exemplo negativo, esquecer da sua vida pessoal e abandonar seus sonhos.

Tenha uma excelente semana!

Até breve!

Forte abraço!