6 tipos de reuniões para aplicar ao seu negócio

Ao longo do mês de setembro, destacamos o quanto a comunicação é importante para todos os profissionais e organizações.

Agora, vamos nos aprofundar e tratar sobre um importante canal de comunicação dentro das empresas: as reuniões!

Para começar, abordaremos os tipos de reuniões que você pode aplicar ao seu negócio.

Nas próximas semanas, traremos dicas para fazer reuniões mais produtivas, sugestões de ferramentas para as reuniões on-line e ideias para tornar esses encontros mais criativos.

Por que é importante realizar reuniões?

Você já participou de alguma reunião em que, ao final, pensou: “essa reunião poderia ter sido resolvida com um e-mail”?

Situações como essa podem ser comuns quando as reuniões são realizadas sem objetividade, sem uma pauta consistente ou um propósito bem definido.

Com isso, ao invés de ajudar a solucionar um problema, a reunião pode contribuir para desfocar e desmotivar a equipe, além de ser vista como perda de tempo.

Por que é importante realizar reuniões, então? Entre os principais motivos, elas ajudam a engajar as pessoas em torno de um objetivo comum, são necessárias para alinhar a equipe, definir metas, trocar informações, levantar ideias, entre outros.

Para que as reuniões tenham o resultado desejado, portanto, é preciso trabalhar com organização, pontualidade, objetividade e foco. Além disso, é importante ter clareza do objetivo, definindo, assim, o tipo de reunião que vai realizar.

Conheça 6 tipos de reuniões

1 – Reuniões informativas

Ocorrem quando a diretoria ou um setor da empresa precisa passar um comunicado aos outros setores, informando sobre algum novo projeto ou uma medida que foi adotada, por exemplo. Reunir o grupo para passar a informação evita que ela seja mal interpretada ou não chegue corretamente aos ouvidos de todos. Assim, é mais fácil que o trabalho aconteça em sintonia e todos se engajem para alcançar o mesmo resultado.

2 – Reuniões para tomada de decisão

Ao contrário do primeiro tipo de reunião, onde as informações já chegam prontas e são apenas comunicadas, neste segundo caso, a equipe se reúne para ajudar na tomada de decisões. Geralmente, são convidadas pessoas chave dentro da equipe, que tem poder e conhecimento para deliberar sobre determinado assunto.

3 – Reuniões para desenvolvimento de projetos

São realizadas quando a empresa está desenvolvendo um novo projeto e precisa do apoio da equipe com ideias para a formatação e posterior execução do projeto. É importante contar com a colaboração de todos os envolvidos, fazendo com que estejam engajados, desde o início, em torno do mesmo objetivo.

4 – Reuniões de feedback

Esta é uma reunião muito válida, tanto para líderes quanto para liderados. É uma oportunidade para que ambos possam dar feedbacks, identificar pontos de melhoria e reconhecer pontos fortes. Por isso, as reuniões de feedback devem ser uma prática constante, realizadas periodicamente pela empresa.

5 – Reuniões de treinamento

Como o nome diz, essas reuniões têm como objetivo treinar a equipe, apresentar uma nova ferramenta de trabalho, demonstrar um novo processo etc. As reuniões de treinamento podem ocorrer com a presença de um profissional externo ou até com um membro da própria equipe que já domine determinado conhecimento para repassá-lo aos demais.

6 – Reuniões criativas

Basicamente, essa é uma reunião mais informal (mas não menos importante), que utiliza técnicas como o brainstorming, por exemplo, para fazer com que todos participem e contribuam com suas ideias e opiniões sobre um tema específico. Essas reuniões são indicadas quando a empresa precisa encontrar uma solução ou desenvolver um novo produto ou serviço.

E você, já participou de todos esses tipos de reuniões?

Um ponto importante, ao elaborar a pauta ou o convite de uma reunião, é deixar claro para os participantes qual tipo de reunião você estará realizando. Isso facilita para que haja um alinhamento de expectativas e as pessoas saiam da reunião com a certeza de que o tempo dedicado a ela valeu a pena. Concorda?

Esperamos que você consiga aplicar nossas dicas no seu dia a dia e tenha excelentes resultados!

Até breve!

Forte abraço!