7 perguntas poderosas para fazer ao seu cliente

O processo de venda tem muito a ver com a sua habilidade de saber fazer as perguntas certas para descobrir as necessidades de cada cliente e levantar as melhores oportunidades para ele.

 

Por isso, nessa etapa, precisamos entender se realmente o cliente precisa do produto ou serviço que você oferece, se ele tem dinheiro para comprar e se está verdadeiramente interessado.

 

Caso contrário, você pode perder muito tempo tentando uma negociação e, ao final, perceber que ele não é o cliente certo para o seu negócio. Isso já aconteceu com você antes?

 

Para ajudá-lo, selecionamos 7 perguntas poderosas que você pode fazer para descobrir o que seu cliente quer. Veja abaixo!

 

1 – O que você procura?

 

Para iniciar, questione sobre o que o cliente procura, ouça ele com atenção e faça outras perguntas abertas para obter respostas mais consistentes sobre o que ele quer.

 

2 – Por que você buscou esse produto/serviço?

 

Com essa questão, você entenderá melhor qual é a urgência do cliente com relação ao seu produto ou serviço, além de identificar qual é a expectativa dele.

 

3 – Qual é o orçamento que você tem para comprar esse produto/serviço?

 

Faça essa pergunta para saber quanto o cliente pode ou está disposto a pagar pela sua solução. Assim, saberá também qual é a relevância do preço na negociação.

 

4 – Posso lhe apresentar os benefícios do produto/serviço?

 

 Chegou a hora de apresentar ao cliente as características, benefícios e vantagens do produto/serviço adequado ao que ele procura, conforme as respostas anteriores.

 

5 – Qual sua avaliação sobre o produto/serviço?

 

Depois de apresentar, questione o cliente sobre o que ele achou. A ideia é analisar o ponto de vista dele e perceber o que é mais importante para o cliente, como o preço, o prazo de entrega ou algo relacionado à funcionalidade, por exemplo.

 

6 – O que você levará em conta para decidir pelo nosso produto/serviço?

 

Neste momento, você pode identificar quais fatores influenciam a tomada de decisão do cliente e quem são as pessoas envolvidas nesse processo.

 

7 – O que está faltando para você fechar a compra?

 

É importante que você se coloque sempre à disposição para esclarecer dúvidas do cliente e ajudá-lo a tomar a melhor decisão. Por isso, certifique-se de que todas as suas necessidades foram atendidas e, caso não tenham sido, procure solucioná-las até fechar a venda.

 

E agora, ficou mais claro como fazer a abordagem do cliente?

 

Tenha uma ótima semana e boas vendas!

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

Fone/Whats: 49 9 9813 6013

Insta: @vfeldmann  –  @estudio.vendas

Face: www.facebook.com/adm.vanderlei.feldmann