7 técnicas de abordagem para você aplicar hoje mesmo

Comentamos no último texto sobre a importância da abordagem de vendas e destacamos algumas técnicas que podem ajudar nesse processo junto ao cliente.

 

Precisamos destacar que não existe uma receita pronta ou uma fórmula mágica para encantar o cliente, mas estudar e desenvolver algumas habilidades pode tornar a abordagem mais assertiva e aumentar sua taxa de conversão.

 

Neste artigo, apresentarmos mais 7 técnicas que você pode aplicar hoje mesmo e melhorar seus resultados. Vamos conferir?

 

1 – Personalize sua abordagem

 

Adapte sua abordagem de acordo com o perfil de cada cliente que você atender. Isso é necessário para que sua linguagem não seja a mesma para todos e seu discurso de vendas se torne generalista, sem considerar pessoas com diferentes idades, formações, regiões geográficas etc. Quanto mais próxima e personalizada for sua abordagem, maiores suas chances de sucesso.

 

2 – Ofereça sempre uma solução

 

Não tente vender apenas um produto ou serviço – foque na solução que você quer oferecer para o cliente e, ao abordá-lo, fale dos benefícios que aquele produto ou serviço pode significar na prática. Por exemplo, se você vende uma ferramenta de gestão de clientes, não aborde apenas as funcionalidades do sistema, mas foque na otimização do tempo e no ganho financeiro que o cliente poderá ter a partir deste aplicativo. Nesse ponto, é muito importante você ter clareza das principais dores e necessidades do seu cliente.

 

3 – Demonstre verdadeiro interesse pelo cliente

 

Para criar um vínculo e ganhar a confiança do cliente, você precisa demonstrar que realmente está interessado em ouvi-lo, entender sua demanda e oferecer uma solução adequada. Mostre que você está mais preocupado em resolver o problema do cliente do que em realizar a venda em si. Lembre-se também de praticar sempre a escuta ativa e não atropelar o cliente com um monte de informações.

 

4 – Descubra o melhor horário e canal para entrar em contato

 

No histórico do cliente, é importante que você anota qual o melhor dia e horário para entrar em contato com ele, além de identificar qual o meio mais adequado – Fazer uma ligação? Enviar um e-mail? Chamar no WhatsApp? Agendar uma visita? Isso pode variar muito, de acordo com o perfil do cliente e a solução que você vende. Portanto, teste e descubra qual a melhor abordagem.

 

5 – Tenha bom senso

 

Bom senso é fundamental pra você não sufocar o cliente e ser ignorado após algumas ligações. Seja persistente, mas dê espaço e coloque-se no lugar do cliente. Preze sempre pela educação, seja atencioso e diga que está à disposição, mas sem forçar demais.

 

6 – Faça perguntas abertas

 

A ideia é não fazer perguntas em que as respostas se resumam a “sim” ou “não”, mas abordar questões que façam o cliente pensar e responder com profundidade. Uma dica é iniciar as perguntas com “o que”, “quando”, “como”, “por que”, “quem”, “quantos” e “qual”, que podem dar início a um diálogo. Por exemplo: Como você enxerga sua empresa no futuro? Por que essa solução pode resolver o seu problema? Quando você quer iniciar esse novo projeto?

 

7 – Identifique um interesse comum

 

Quando você consegue identificar um ponto de interesse comum com seu cliente, fica mais fácil iniciar e manter uma conversa, quebrando o gelo e criando uma conexão emocional. Esses interesses podem ser, por exemplo, vocês gostarem do mesmo esporte, terem filhos com a mesma idade, terem um hobby em comum ou serem da mesma cidade. São muitas as possibilidades, mas você precisa ter atenção e sensibilidade para descobrir a que mais vai conectar com aquele cliente em específico.

 

Quais dessas técnicas você já usa no dia a dia e quais precisa aprimorar?

 

Se ficar com alguma dúvida, envie uma mensagem e vamos trocar uma ideia sobre suas próximas abordagens.

 

Que você tenha uma semana de muitas vendas!

Até breve!

Forte abraço!

 

Adm. Vanderlei Feldmann

Feldmann Assessoria em Gestão Comercial / Estúdio Vendas

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