A comunicação como estratégia no agro

Você, com toda a certeza já ouviu ou leu as seguintes frases: a comunicação é um dos grandes desafios do agro; o setor do agronegócio cresceu mais do que a sua comunicação; o agro precisa se comunicar melhor fora da porteira, entre tantas outras similares.

Uma pesquisa da Associação Brasileira do Agronegócio, em parceria com a ESPM mostrou que 40% dos brasileiros não sabem o que é o agronegócio.

E, quem pode mudar essa situação? Os próprios integrantes do setor.

Está nas mãos, na voz, nas atitudes de cada participante dessa cadeia produtiva mudar essa realidade. Sabe por que? Porque comunicação não é o que eu falo, é o que o outro entende.

Se o outro não está entendendo o que eu estou falando, é porque eu não estou falando da forma correta.

Então, deixa eu me apresentar para você que está lendo esta coluna, nesse momento. Assim, vamos poder estabelecer um diálogo por aqui, a partir de agora.

Eu sou Valdireni Alves, jornalista, especialista em comunicação e oratória. Eu sou uma apaixonada por comunicação e tenho como propósito de vida contribuir para que pessoas e empresas se comuniquem melhor.

A partir de agora, com muita honra, eu passo a compor esse espaço do Sindag como colunista e as nossas conversas serão sempre sobre comunicação.

Eu tenho minhas raízes e meu coração no agro e quero contribuir para que esse importante setor perceba a comunicação como estratégica e vital.

Em 2020 o mundo mudou e a nossa comunicação também precisou mudar.

Hoje, mais do que nunca essa habilidade, que pode ser desenvolvida, trabalhada e aperfeiçoada,   é almejada por pessoas físicas e jurídicas.

Ela tem que acompanhar o crescimento da sua propriedade, dos seus negócios.

Você precisa saber falar de seus diferenciais, dos impactos positivos do seu serviço ou do seu produto na cadeia produtiva.

Caso contrário, alguém ou alguma outra empresa, que domina as técnicas da comunicação vai se destacar no mercado. E você ficará em segundo plano.

E isso vale para todos do setor.

Para quem comercializa sementes, insumos, implementos.

Vale para quem produz.

Vale para quem atua no setor de aviação.

Vale para quem dá assistência.

Vale para quem negocia com pequeno mercado ou com o exterior.

Vale para as mulheres do agro, que precisam conquistar seus espaços e muitas dessas conquistas passam pelo poder de comunicação.

A comunicação transforma vidas. De pessoas e de empresas. Ela transformou a minha vida. E, pode transformar a sua também.

Se você tem alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato comigo. Os meus canais de comunicação estão abertos para um trocarmos informações sobre esse tema.

Até a nossa próxima coluna.

 

Valdireni Alves – @valdirenialvesjornalista

Whatsapp 41 – 992885787

www.sclaracomunicacao.com.br