A importância da gestão financeira na aviação agrícola

Cristian Rogério Foguesatto

Assim como em qualquer outra atividade, a realização da gestão financeira de forma eficiente é um importante pilar para o sucesso dos negócios. No setor da aviação agrícola essa situação não é diferente! E para ser eficiente nesse tipo de gestão, não é necessário ser um especialistas em matemática, estatística ou contabilidade. Muito menos ter um software complexo, repleto de indicadores difíceis de entender. Longe disso! O que realmente é necessário é ter rotina, criar o hábito de regularmente anotar os custos, as receitas, entre outros indicadores financeiros da atividade.

Com a mensuração e entendimento dos custos e das receitas, o empresário poderá iniciar a elaboração de estratégias para “ter dinheiro em caixa” nos períodos de entressafra (aquelas onde há baixo volume de prestação de serviço). Assim, poderá aproveitar oportunidades de negócio, cumprir com suas obrigações financeiras, não recorrer a empréstimos com altas taxas de juros e, organizar a próxima safra com um preço a ser cobrado por hectare que esteja de acordo com a sua realidade e com a realidade da região onde atua.

Um dos grandes problemas enfrentados pelo setor é justamente a formação dos preços feita de forma inadequada (geralmente com valores bem abaixo da média do mercado). Esse tipo de conduta prejudica o setor de forma geral, afetando o rendimento financeiro de várias empresas aero agrícolas, visto que elas também terão que baixar o preço para “manterem-se competitivas”. Muitas vezes, o empresário que “leva o preço lá para baixo” é aquele que “falhou” na gestão financeira e precisa a todo o custo prestar seus serviços em virtude de estar “estrangulado de contas para pagar”. Isso tudo poderia ter sido evitado, se um fluxo de caixa tivesse sido feito no passado.

Quantos hectares a mais essa empresa que baixou o preço terá que voar a mais para obter a mesma receita, caso não tivesse baixado o preço por hectare? Quantos hectares a mais todas as empresas de aviação agrícola terão que pulverizar a mais, dado que também baixaram seus preços?

Este é apenas um dos problemas que pode ser resolvido ou no mínimo minimizado, por meio de uma adequada gestão financeira! Por meio desse tipo de gestão, também poderão ser feitas análises de investimentos para a decisão sobre comprar ou não um novo bem, calcular taxas de juros compostos, analisar os principais custos para a formação de preços e muito mais. Ao longo das próximas semanas, várias dessas questões serão descritas e postadas aqui no site do SINDAG.