Como definir as personas do seu negócio usando a empatia

Agora que você já aprendeu a utilizar o mapa da empatia, a partir do nosso último artigo, sua persona está praticamente definida. Mas, antes, vamos recapitular o que é persona e qual a importância dela para o seu negócio.

A persona é considerada um personagem semifictício do seu cliente ideal, que serve para orientar o conteúdo e o marketing da sua marca.

Por ser baseada em dados e comportamentos reais (definidos previamente por meio do mapa da empatia), a persona permite que a empresa tenha estratégias mais direcionadas e assertivas, pois leva em conta diversos aspectos da vida do cliente.

Existe momento certo para criar a persona?

Não importa se você está iniciando seu negócio agora ou se já trabalha há anos na sua empresa – a construção da persona e sua atualização podem ocorrer a qualquer tempo, sempre que houver necessidade.

É claro que, se você iniciar o seu negócio com uma persona definida, será muito mais fácil criar as estratégias com base nesse perfil. Porém, por ser um termo relativamente novo (o conceito foi criado em 1983, por Alan Cooper, mas se tornou mais conhecido nos últimos anos), muitas empresas passaram a adotar uma persona com base em seus clientes já estabelecidos.

Não quer dizer, também, que você precise ter somente uma persona. Se você tem uma indústria de confecções, por exemplo, e produz diversas marcas, para públicos diferentes, pode determinar uma persona para cada perfil de clientes. Dessa forma, conseguirá desenvolver produtos específicos para cada um deles.

Então, como definir as personas do meu negócio?

Após preencher o mapa da empatia, compile as informações em forma de texto, criando um panorama geral daquele perfil de cliente. Não esqueça de nomear a persona, informar sua idade, com o que trabalha, onde mora, o que curte fazer, quais suas dores, perspectivas, sonhos etc.

Quanto mais completa for a definição, mais insumo você terá para pensar nas estratégias e até criar palavras-chave para a comunicação com seus clientes. Por isso, depois de ter essa ferramenta em mãos, não hesite em usá-la no cotidiano – é uma forma de exercer a empatia para se colocar no lugar do cliente e se conectar com ele, colocando-o no centro do seu negócio.

Vamos colocar em prática?

Faça uma excelente semana!

Faça uma semana de ótimas vendas e até a próxima!

Até breve!

Forte abraço!